A TIM deu início à instalação do overlay GSM nas principais cidades cobertas por suas operações TDMA, das bandas A e B, no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e oito Estados do Nordeste entre Bahia e Piauí. Foi o que revelou nesta terça, 11, o diretor de vendas corporativas da empresa, Hélder Azevedo, ao apresentar os planos especiais para empresas a serem oferecidos pela divisão TIM Business.
Por não ter assinado ainda contrato com os fornecedores, a operadora não revela quais empresas assumiram a migração tecnológica. Sabe-se que três fabricantes encarregaram-se do overlay, entre eles a Ericsson, que também responde pela rede GSM para as licenças de Serviço Móvel Pessoal (SMP) na Grande São Paulo. A Nokia, que já vinha fornecendo equipamentos GSM para o interior de São Paulo, é tida também como uma das empresas que operam a inclusão do padrão na rede TDMA da empresa. Também participaram da concorrência pelo overlay da TIM a Alcatel e a Siemens, esta última responsável pela rede da operadora italiana em operação no Rio de Janeiro e Espírito Santo. As operações TDMA da TIM atendem um total aproximado de 5 milhões de clientes.
Mercado corporativo
A migração para o GSM nas principais cidades das operações TDMA da TIM deve estar concluída até o final do semestre. Com a introdução do GSM, a operadora pretende aumentar sua competitividade no segmento corporativo, oferecendo entre outras facilidades serviço de transmissão de dados via GPRS nestas praças. Segundo Azevedo, o objetivo da TIM Business é atingir em cinco anos a liderança no segmento, com 30% a 35% do mercado. Hoje a TIM tem 50 mil usuários corporativos no padrão GSM, de um total de 600 mil linhas voltadas a este mercado. No final do ano passado, a operadora registrou um total de 300 mil clientes no GSM.
A empresa dispõe dos planos corporativos Nosso Modo (pós-pago) e Nosso Time (pré-pago), com diferentes módulos, como o Tarifa Zero, que permite a intercomunicação entre funcionários de uma mesma empresa sem cobrança pelas ligações.