MediaTek anuncia chipset octacore com LTE embutido

Após ter anunciado o MT6592, primeiro chipset octacore (ou seja, com oito núcleos) para dispositivos móveis, em dezembro do ano passado, a MediaTek apresentou nesta terça-feira, 11, o primeiro SoC (sistema embutido no chip) octacore com LTE. Além disso, o produto ainda conta com suporte de hardware integrado para gravar e reproduzir vídeos 4K. A plataforma do MT6595 é baseada na mesma CPU do MT6592, o Cortex-A17 da ARM.

Notícias relacionadas
A inclusão da tecnologia 4G torna o chipset compatível com redes LTE FDD e TDD de categoria 4, ou seja, com taxas de dados de até 150 Mbps para downlink e 50 Mbps para uplink. Naturalmente, o modem integra também HSPA+, TD-SCDMA e EDGE. A MediaTek afirma que há suporte para mais de 30 bandas de radiofrequência do 3GPP. Além disso, há suporte a Wi-Fi na tecnologia 802.11ac.

O MT6595 também tem hardware integrado para baixo consumo de energia na hora de gravar e reproduzir vídeos 4K com o codec H.265, além de suportar reprodução de vídeo 4K no H.264 e VP9. O chipset tem ainda capacidade de reproduzir áudio de 24 bits, câmera de até 20 megapixels com controlador de exibição em WQXGA (2.560 x 1.600), estabilizador de imagem para vídeos e gravação com 60 quadros por segundo. A plataforma ainda conta com carregamento sem fio e indutivo multipadrão.

Segundo a empresa, a arquitetura do SoC utiliza uma tecnologia que oferece multiprocessamento heterogêneo (HMP, na sigla em inglês), que coloca todos os núcleos para trabalhar da melhor forma e usa gerenciamento adaptativo de energia térmica para permitir recursos multitarefas e economizar no consumo de bateria. Além disso, o MT6595 tem uma GPU (unidade de processamento gráfico) PowerVR Series 6.

A MediaTek deverá comercializar o SoC ainda neste primeiro semestre e os primeiros dispositivos equipados com o chipset chegarão ao mercado global na metade do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!