Iridium lança novo projeto para conexão entre satélite e dispositivos

Foto: Iridium

A operadora de satélites Iridium apresentou ao mercado o Stardust. Trata-se de um novo projeto para evolução do serviço D2D (sigla inglesa para conexão direta para o dispositivo) da companhia. A solução será implantada a partir da rede de satélites de baixa órbita (LEO) existentes da empresa. Com isso, o grupo pretende oferecer serviços D2D, incluindo para Internet das Coisas (IoT).

Em fase inicial, o projeto Stardust deve realizar os primeiros testes em 2025 – mas a empresa já sinalizou o desejo de começar o serviço em 2026. Em nota, a Iridium informou que essa é uma "oportunidade especial" para fabricantes de smartphones, equipamentos, chips, operadoras de redes móveis e desenvolvedores IoT terem requisitos integrados com a estrutura da rede Iridium.

Na prática, isso significa que a empresa projeta oferta inicial de NB-IoT para suportar mensagens 5G NTN e recursos de emergência (SOS) para smartphones, tablets, carros e aplicativos de consumo relacionados. De acordo com a operadora, hoje a rede de satélites da companhia suportaria cerca de 1.300 incidentes de SOS e de emergência por ano (em todo o mundo), além de possuir "sistemas, processos e parceiros prontamente disponíveis para implementar esse recurso em novos dispositivos".

Notícias relacionadas

Entenda o Projeto Stardust 

O Stardust não é igual ao projeto da Iridium com a Qualcomm – encerrado oficialmente em dezembro do ano passado devido a baixa adesão por parte do mercado no serviço de mensagens emergenciais via satélite. A principal diferença entre os dois projetos é que o Stardust é compatível com os padrões 3GPP 5G.

Além disso, o projeto segue adiante com a estratégia da operadora de flexibilizar a adoção da tecnologia de comunicação via satélite. Se antes o uso se limitava basicamente a smartphones Android com chips da Qualcomm, agora ela pode ser adotada por qualquer fabricante de chips e para diferentes sistemas operacionais – incluindo aquelas utilizadas em dispositivos IoT de banda estreita.

Para isso acontecer, no entanto, a Iridium precisa firmar colaborações com uma série de empresas focadas em D2D e IoT para compreender e incorporar seus casos de uso, requisitos e necessidades do usuário final em seu serviço planejado. A empresa norte-americana garantiu que já está fazendo isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!