ABR Telecom conclui piloto anti-fraude e inicia operação nacional

A ABR Telecom, entidade criada para dar suporte aos diversos serviços comuns às operadoras de telefonia, anunciou esta semana a conclusão do projeto piloto do sistema anti-fraude e o início imediato da operação nacional atendendo a todas as operadoras de telefonia fixas e móveis. De acordo com José Moreira da Silva Ribeiro, presidente do conselho de administração da ABR, o piloto (realizado com a participação da Embratel, Telemar, TIM e Telemig Celular) resultou em uma redução de 90% das fraudes em chamadas de longa distância, índice que deve ser ampliado com a operação definitiva. O módulo anti-fraude para as chamadas deve ser totalmente implantado até meados do próximo ano, monitorando os CDRs (registro de detalhes da chamada) de 100% das chamadas do serviço móvel realizadas em roaming (cerca de 2,5 milhões/dia). Em uma segunda etapa, ainda sem data para implementação, o sistema atingirá a totalidade das chamadas de longa distância originadas na rede móvel. O segundo módulo denominado ?aquisição?, começa a ser implantado na segunda quinzena de março do próximo ano.

Como funciona

Para controlar a ocorrência de possíveis fraudes nas chamadas, o sistema cria uma série de alarmes para identificar chamadas que se encontram fora do padrão do assinante. Por exemplo, muitas chamadas seguidas para uma única localidade ou região para onde o usuário não ligava anteriormente. Por motivos de segurança, a ABR não revela outros elementos que compõem o sistema e que podem disparar o alarme para as operadoras. Um outro detalhe interessante é que o ?alarme? é comunicado a todas as operadoras e não apenas à responsável pelo número que o fez disparar de forma a permitir que as empresas possam agir de forma preventiva. O módulo de ?aquisição? oferece a todas as empresas que acessam um banco de dados atualizado diariamente o CPF dos usuários recém cadastrados. Apesar de não querer revelar o valor do contrato de prestação de serviço com a HP (cerca de R$ 20 milhões, de acordo com entrevista que ele próprio deu a este noticiário há algum tempo) Moreira Ribeiro afirmou que ?trata-se de um valor muito alto, mas com uma relação de custo-benefício muito positiva para as empresas?.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!