A tão celebrada separação da infra-estrutura de redes dos serviços de telecomunicações no Reino Unido foi fruto de uma análise aprofundada do ambiente de competição do país pelo órgão regulador de lá, a Ofcom. Aliado a esse fato está a visão estratégia da British Telecom (BT) que anteviu uma oportunidade de focar-se em novos serviços, livrando-se das amarras de uma rede legada quase obsoleta. ?O resultado de todo esse processo foi um aumento de competição, modernização das redes, inovação e aparecimento de novas empresas e serviços, com tarifas mais atraentes.
Hoje, a prestação de serviços globais representa 60% do faturamento da BT?, afirma Mark Shurmer, diretor do programa de empreendimentos da British Telecom Retail, que esteve nesta sexta-feira, 10, na Amcham, em São Paulo, para uma exposição sobre a experiência da companhia na separação das redes.
?Com a separação das redes o objetivo da Ofcom foi ampliar a competição além de incentivar a atuação da BT em diferentes mercados de forma competitiva com outras empresas, tendo como objetivo baixar custos para o cliente?, diz Shurmer.
O movimento de separação das redes valorizou a companhia no mercado de ações com um crescimento de 0,10 a 0,15 libras por ação. ?O mercado valorizou o movimento acreditando no potencial da empresa em prover infra-estrutura para novos clientes?, explica o executivo.
Ele descreve o movimento vivido pela BT como ?um programa ambicioso e emocionante de transformação das comunicações?. Entre os planos para o futuro Shurmer destaca que a empresa vai oferecer infra-estrutura de banda larga no atacado em 2007.
Hoje a Openreach tem 4 bilhões de libras de receita com crescimento de 1% no trimestre, ou seja, a receita da companhia é crescente.
Tarifas e universalização
Quanto as tarifas, a Ofcom continua fornecendo parâmetros de preços para a oferta no atacado, enquanto os preços no varejo são desregulados, ou ?regulados pela concorrência?. Sobre a universalização, Shurmer destacou que a empresa é obrigada apenas a prover telefonia fixa básica em todo o país. A BT também pode operar em todos os mercados de comunicação (incluindo broadcast) com uma licença única de comunicação, oferecido por um único órgão regulador (a Ofcom). A empresa já iniciou sua oferta de IPTV.