Em uma decisão totalmente fora do comum para as posses de funcionários em altos cargos da Administração Pública, a Anatel optou restringir a entrada do público na cerimônia que oficializará a entrada de Emília Ribeiro no Conselho Diretor do órgão regulador. A justifica da agência é de que se trata de um simples ato burocrático.
O termo de posse será assinado nesta quinta-feira, 11, no 11º andar da autarquia, às 14h30.
Não está prevista nenhuma cerimônia mais ampla, com a presença de convidados, como é costume nessas ocasiões. Segundo informações extra-oficiais, estarão presentes no evento os demais conselheiros, membros do Conselho Consultivo – do qual Emília fazia parte até ser nomeada para o Conselho Diretor -, os superintendentes da agência, os assessores do gabinete de Emília e o ouvidor da autarquia. É possível que o ministro Hélio Costa também compareça.
Na época da sabatina, Emília respondeu às especulações alegando que só estaria a par do assunto quando assumisse o cargo na Anatel e que, portanto, não teria como antecipar uma opinião sobre a operação entre as concessionárias. Ponderou ainda que não teria como ser um "voto de desempate" nesta questão já que o assunto ainda está sendo estudado pelos demais conselheiros. Vale lembrar também que a análise de uma eventual fusão se dará após novembro, quando há a chance de entrar um novo conselheiro, caso Pedro Jaime Ziller não seja reconduzido.