Jorge Bittar volta para a Telebras, agora no conselho de administração

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Conselho de Administração da Telebras elegeu e deu posse nesta segunda-feira, 10, a Jorge Bittar para ocupar vaga de representante independente do ministério das Comunicações. Bittar já teve passagem pela estatal, entre os anos de 2015-2016, na função de presidente da empresa.

O novo conselheiro terá mandato até a Assembleia Geral Ordinária da Telebras, em 2024. Além de substituir no colegiado Hélio Marcos Machado Graciosa (que renunciou no último dia 30), Jorge Bittar também foi designado para compor o Comitê de Auditoria Estatutário (COAUD) da estatal.

O Comitê de Auditoria Estatutário (COAUD) é um órgão que se reporta ao Conselho de Administração, e tem por finalidade assessorar o referido Conselho no que concerne ao exercício das suas funções de auditoria, supervisão e fiscalização. É composto por três membros efetivos, em sua maioria independentes, com mandato de dois anos não coincidente para cada membro, permitida uma reeleição.

Notícias relacionadas

Currículo

Jorge Bittar é engenheiro eletrônico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com experiência em planejamento, gestão e desenvolvimento em projetos em tecnologia da informação e comunicação, segundo a Telebras. Foi deputado federal por quatro mandatos, com atuação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, além de ter longa passagem pela Embratel. Também foi secretário de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro.

Como consultor, trabalhou com empresas de telecomunicações, sobretudo em redes de Internet, e coordenou uma parceria público privada para implantar redes de internet no estado do Maranhão. Também esteve no GT de Comunicação da equipe de transição para o governo Lula.

Esta não é a única nomeação recente para o conselho da Telebras, chefiada por Frederico de Siqueira Filho desde maio.

Novo Ouvidor

Também nesta segunda, foi indicado um novo Ouvidor da estatal. João Evangelista Guedes Filho iniciou as atividades no cargo de Ouvidor da Telebras. A aprovação de Guedes Filho para o posto ocorreu na 321ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, realizada em 15 de junho.  Dentre outras atribuições, cabe à Ouvidoria estabelecer canais de comunicação capazes de agilizar respostas às manifestações recebidas, agindo com transparência, imparcialidade e justiça.

João Evangelista Guedes Filho é graduado em Gestão Pública pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), com MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Faculdade Estratego, em Belém (PA). Possui pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão pelo Centro Universitário de João Pessoa e em Licitações e Contratos Públicos pela Uniesp.

Foi auditor interno na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), consultor do Núcleo de Tecnologia em Estratégias de Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e controlador interno na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A gestão para o cargo de Ouvidor será de, no máximo, três anos consecutivos, admitida uma prorrogação por igual período. O preenchimento do cargo está previsto na Diretriz 237 (Provimento de Funções de Confiança) e nos normativos da Controladoria Geral da União (CGU), em especial a Portaria 1.181/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!