A Nortel decidiu estreitar o foco no mercado de contact center no Brasil. O segmento foi responsável por sete novos contratos, nos últimos sete meses, num total de US$ 3 milhões. O vice-presidente de enterprise da empresa para Caribe e América Latina, Juan Chicco, em rápida visita ao Brasil, não informou quanto a área de contact center representa na receita da empresa, citou apenas que enterprise responde por 25% da receita global, e aí está inserido contact center. Os contratos são para instalar, ampliar e atualizar a infra-estrutura para a Brasil Center, Itaú, Contax, Sul América, Officenet, Drogarias Onofre e Americanas.com. Serão adotadas plataformas IP, que permitirão a criação de posições de atendimento remotas e a descentralização física do atendimento.
A direção da Nortel entende que esses contratos sinalizam o aquecimento do mercado, que poderá crescer 42% neste ano, segundo pesquida da E-Consulting. As 30 maiores empresas de contact center faturaram R$ 3 bilhões no ano passado.
Chicco destacou que os objetivos da empresa para o Brasil estão também focados no desenvolvimento do mercado de pequenas e médias empresas e crescimento do negócio de dados. Entre as oportunidades globais avaliadas em US$ 36,9 bilhões, o executivo destaca que dados e infra-estrutura significam US$ 20,6 bilhões; voz e dados/aplicações, US$ 6,6 bilhões; voz, US$ 8,7 bilhões; e vídeo, US$ 1 bilhão. Para o Brasil, destaca um potencial de US$ 2,1 bilhões do montante total, dos quais US$ 800 milhões para voz.
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