TIM já desativou 500 ERBs da Oi Móvel e prorroga oferta de parte dos ativos

Foto: Pixabay

Elemento que pressionou a lucratividade da TIM em 2022, as estações rádio-base (ERBs) adquiridas da Oi Móvel tiveram oferta para o desinvestimento exigido pelo Cade prorrogada até março. Ainda em 2022, mais de 500 sites também foram desativados.

As informações foram compartilhadas pela TIM nesta sexta-feira, 10, quando a direção da operadora detalhou resultados do ano passado a analistas e jornalistas. Pelos termos da aprovação da compra dos ativos móveis da Oi, a empresa teve que colocar 50% das 7,2 mil ERBs compradas à venda.

A primeira oferta pública de seis meses, contudo, foi encerrada em 4 de janeiro sem desfecho positivo. A possibilidade foi prorrogada por dois meses (até 4 de março) com condições comerciais melhoradas, segundo o comando da TIM (algo também feito pela Claro). Caso não surjam compradoras (mesmo para lotes parciais), as ERBs poderão ser dispostas de outra maneira.

Notícias relacionadas

A intenção da TIM é adicionar ao grid apenas os sites oriundos da Oi Móvel não sobrepostos à sua própria rede (cerca de 2,8 mil ERBs, segundo dados divulgados ano passado). Nos demais casos a desativação deve ocorrer, em processo que começou ainda em outubro de 2022.

Segundo o CEO da TIM, Alberto Griselli, mais de 500 sites foram descomissionados no quatro trimestre de 2022. A previsão é que mais 3 mil sites sigam o mesmo caminho ao longo deste ano, gerando economias com contratos de leasing e depreciação.

No ano passado, a inclusão das ERBs em balanço exerceu pressão sobre o lucro líquido da TIM, que recuou 43,5% em valores reportados. Um impacto negativo de R$ 820 milhões relacionado aos sites foi registrado a título de depreciação e amortização, ao passo que R$ 257 milhões em acordos de leasing adicional das torres também foram reconhecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!