Resultado do 5G SA está ligado às aplicações B2B, responde TIM

Mário Girasole, VP de assuntos regulatórios e institucionais da TIM

[Publicado originalmente no Mobile Time] O vice-presidente de assuntos regulatórios e institucionais da TIM, Mario Girasole, respondeu às críticas que a Claro fez sobre o volume de acessos que operadora possui no 5G standalone (5G SA), popularmente chamado de "5G puro" e que utiliza a faixa de 3,5 GHz.

Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, 10, o executivo afirmou que a diferença acontece pela quantidade de aplicações corporativas no 5G que a operadora possui.

"A diferença entre SA e NSA se dá com base em aplicações à latência zero, aplicações industriais, B2B e de desenvolvimento econômico, como um todo. A diferença é muito notória no NSA para o SA, pois é uma plataforma de desenvolvimento industrial econômico e de parcerias", afirmou.

Notícias relacionadas

"Os smartphones SA e NSA não têm essa diferença. É algo bastante semântico", completou Girasole, ao ser questionado se a companhia estava contabilizou os iPhones com 5G standalone. Os aparelhos da Apple são compatíveis com a tecnologia por meio de atualização de software, mas isso ainda não foi disponibilizado no País, apesar de pedidos do governo Jair Bolsonaro e da Anatel em julho do ano passado.

Girasole afirmou ainda que a métrica de contagem é fruto de "uma mesa técnica concordada pelas operadoras e implementada via a ABR Telecom" e que, até este momento, nenhuma operadora propôs mudar essas regras. Mas a TIM estaria aberta a mudar a aferição.

"Nós seguimos o processo que foi exatamente concordado. Esse processo pode mudar? Pode sim. Estamos à disposição para discutir, ainda que seja uma questão puramente semântica", concluiu.

Entenda

O CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, apresentou dúvidas sobre dados de acessos 5G da TIM no final de 2022. Em conversa com veículos especializados na última quinta-feira, 9, o executivo afirmou que vê com desconfiança o fato de a TIM possuir 97% das conexões em 5G SA, ante 43% da Claro e 51% da Vivo.

Com a aparente discrepância nos dados, o CEO da Claro afirmou que entrou com um pedido de verificação junto à Anatel. Em resposta, a TIM divulgou ainda na quinta-feira a seguinte resposta complementar: "A TIM informa que aplica rigorosamente os critérios técnicos definidos  em comum acordo por todas as operadoras que dispõem da tecnologia 5G".

1 COMENTÁRIO

  1. O mercado da tecnologia está empolgado, especialmente a 5G, entretanto, a instabilidade de grandes empresas no mercado nacional e extrageiro deixa sempre o consumidor com uma pulga atrás da orelha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!