TIM escolhe Amdocs para solução de redes auto-otimizadas

Uma das estratégias da TIM em seu plano industrial 2014-2016 é investir na melhoria da infraestrutura das redes 3G e 4G, com Capex acima de R$ 11 bilhões (que a empresa afirma ser mais de 90% do total destinado a investimentos) durante o período. Além da expansão do backbone de fibra, uso de redes heterogêneas (HetNet), acordos de peering e caching de conteúdo, a operadora prometeu adotar uma solução de SON (Self-Optimizing Network). Nesta segunda-feira, 10, foi revelado que a fornecedora da solução de SON será a Amdocs e que a tele, em uma primeira fase, implantará a plataforma para as cidades-sede da Copa do Mundo, depois expandindo para o restante do país.

Notícias relacionadas
A solução da fornecedora automatiza a melhoria das redes de acesso (RAN) para proporcionar um serviço melhor ao cliente móvel. O presidente da Amdocs Brasil, Nelson Wang, explica que a intenção é focar na experiência do usuário além da camada de atendimento e BSS/OSS. "A empresa terá mais parâmetros com (dados do) usuário, pode monitorar como está o atendimento ao cliente e como está a cobertura", declara. O executivo garante que não é um monitoramento individual, mas de um grupo para verificar gargalos de coberturas que prejudiquem o desempenho da rede, seja por voz ou dados.

A adoção da solução de SON também se alinha à estratégia HetNet da TIM, que espera investir cada vez mais em small cells e offload Wi-Fi. "A infraestrutura de rede está ficando cada vez mais complexa. No caso de RAN da cobertura móvel, é preciso saber como melhorar a experiência do usuário e otimizar a rede, e com isso consegue-se melhorar o investimento de forma mais inteligente", diz Wang. Essa otimização da rede é feita também para que não se privilegie algum lugar e deixe outra área descuidada. "O nosso software consegue usar a rede como um todo, o SON trabalha na concentração (de capacidade)".

O software, que está sendo implantado em outras três operadoras no mundo (não reveladas ainda), é fruto da aquisição das empresas Actix e Celcite, embora já houvesse desenvolvimento interno na própria Amdocs. Apesar disso, a solução interage com outras plataformas de BSS e CRM (gerenciamento de ativos de TI), inclusive com de fornecedores concorrentes. "Mas com a Amdocs consegue-se implantar de forma mais rápida e eficiente, porque, dependendo do pacote (contratado pelo cliente), há necessidade maior de integração", explica Wang.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!