Uma das estratégias da TIM em seu plano industrial 2014-2016 é investir na melhoria da infraestrutura das redes 3G e 4G, com Capex acima de R$ 11 bilhões (que a empresa afirma ser mais de 90% do total destinado a investimentos) durante o período. Além da expansão do backbone de fibra, uso de redes heterogêneas (HetNet), acordos de peering e caching de conteúdo, a operadora prometeu adotar uma solução de SON (Self-Optimizing Network). Nesta segunda-feira, 10, foi revelado que a fornecedora da solução de SON será a Amdocs e que a tele, em uma primeira fase, implantará a plataforma para as cidades-sede da Copa do Mundo, depois expandindo para o restante do país.
A solução da fornecedora automatiza a melhoria das redes de acesso (RAN) para proporcionar um serviço melhor ao cliente móvel. O presidente da Amdocs Brasil, Nelson Wang, explica que a intenção é focar na experiência do usuário além da camada de atendimento e BSS/OSS. "A empresa terá mais parâmetros com (dados do) usuário, pode monitorar como está o atendimento ao cliente e como está a cobertura", declara. O executivo garante que não é um monitoramento individual, mas de um grupo para verificar gargalos de coberturas que prejudiquem o desempenho da rede, seja por voz ou dados.
A adoção da solução de SON também se alinha à estratégia HetNet da TIM, que espera investir cada vez mais em small cells e offload Wi-Fi. "A infraestrutura de rede está ficando cada vez mais complexa. No caso de RAN da cobertura móvel, é preciso saber como melhorar a experiência do usuário e otimizar a rede, e com isso consegue-se melhorar o investimento de forma mais inteligente", diz Wang. Essa otimização da rede é feita também para que não se privilegie algum lugar e deixe outra área descuidada. "O nosso software consegue usar a rede como um todo, o SON trabalha na concentração (de capacidade)".
O software, que está sendo implantado em outras três operadoras no mundo (não reveladas ainda), é fruto da aquisição das empresas Actix e Celcite, embora já houvesse desenvolvimento interno na própria Amdocs. Apesar disso, a solução interage com outras plataformas de BSS e CRM (gerenciamento de ativos de TI), inclusive com de fornecedores concorrentes. "Mas com a Amdocs consegue-se implantar de forma mais rápida e eficiente, porque, dependendo do pacote (contratado pelo cliente), há necessidade maior de integração", explica Wang.