GSM Association alerta para faixas mistas em 3G

A Associação GSM (GSMA) enviou à Anatel, nesta sexta-feira, 10, um documento que sugere que a agência assegure que a designação da faixa do IMT-2000 no Brasil esteja de acordo com os padrões internacionais para evitar que os telefones celulares sofram interferência e que o espectro rádio-elétrico seja utilizado da maneira mais eficiente possível.
Segundo o vice-presidente sênior de políticas públicas da Associação GSM, Ricardo Tavares, a Anatel está considerando a possibilidade de atribuir parte do espectro da faixa do PCS de 1.900 MHz (1.850-1.910/1.930-1.990 MHz) para a tecnologia CDMA. ?Tal decisão impediria que o Brasil fizesse uso total da faixa principal de IMT-2000, definida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), que é de 1.920-1.980 MHz, emparelhada com 2.110-2.170 MHz, que pode ser utilizada por todas as tecnologias de telefonia móvel 3G?, diz o executivo.
Para a Associação GSM, a utilização do chamado ?plano de faixas mistas? nessa seção do espectro provocaria interferências, perda da eficiência do espectro, incerteza por parte dos investidores de telecomunicações e a degradação da experiência futura dos usuários de 3G, independentemente da tecnologia. A GSMA aconselha que a agência siga seu plano de espectro existente baseado na faixa principal do IMT-2000 recomendada pela UIT.

Notícias relacionadas
As conclusões do documento são fruto de estudos realizados pela Associação GSM em diversos países. ?Na Índia foi feita uma consulta pública que decidiu que a faixa não poderia ser usada de forma mista. E na Indonésia, onde já estava implantada, foi necessária uma limpeza do espectro devido às interferências?, diz Tavares. Ele explica que essas interferências ocorrem entre as estações radiobase CDMA e celulares WCDMA, e também entre celulares WCDMA e modelos CDMA-2000.
A GSMA ressaltou que a faixa principal do IMT-2000 é neutra em relação à tecnologia, permitindo tanto a implantação de 3GSM quanto de CDMA2000, ao passo que a mudança para a combinação do plano das duas faixas (banda mista) prejudicaria os usuários, independentemente da tecnologia, provocando sérias interferências técnicas.
Para o executivo, a implantação de redes 3G no Brasil deve ser amplamente discutida com um planejamento de longo prazo do espectro. ?O ideal seria definir a regulamentação neste ano e planejar o leilão de freqüências para 2007?, afirma Tavares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!