TV no celular é destaque em congresso mundial de GSM

O número global de usuários de vídeo móvel cresceu de 23 milhões para 50 milhões do primeiro trimestre de 2005 até o final do ano. O desempenho é uma estimativa do Arc Group, que calcula o crescimento dos usuários de vídeo móvel streaming para 250 milhões mundialmente, alavancando receitas de ? 5,4 bilhões. Vídeo móvel é um dos temas de maior destaque no 3GSM World Congress, aberto nesta segunda, 13, em Barcelona, Espanha.
Fornecedores de sistemas, infra-estrutura e conteúdo procuram uma forma de mostrar seus produtos para um público estimado em 50 mil congressistas que deverão passar pelo evento até o próximo dia 16. Um total de 962 empresas participam da exposição que inclui produtos móveis, serviços e soluções. O número é 40% maior que em 2005.
Na feira pode-se ver o ?Mooovil?, primeiro videochat móvel para adultos, lançado na Espanha para usuários de redes de terceira geração, estimados em 2 milhões de assinantes. O erotismo tem apelo forte entre os espanhóis, o que é traduzido por uma participação deste tipo de conteúdo em 40% da receita adicional de comércio eletrônico. Esta versão do Mooovil permite que os usuários não apenas vejam os vídeos, mas também falem com as garotas que encenam, numa comunicação de voz e imagem dos dois lados, iniciada por uma videochamada. Marc Jarrett, diretor de marketing da 3OOOH Mobile Entertainment, dona do Mooovil, disse que só agora se descobriu para que serve a 3G ? dar mobilidade e interatividade ao erotismo por meio da telinha, liberando o usuário do PC conectado a uma tomada. O serviço está disponível em vários países da Europa. A partir do Brasil pode-se acessar o ?Voooyeur?. Presente no 3GSM, a empresa busca parcerias com emissoras de TV, entre outros segmentos.

Notícias relacionadas

Pesquisas

Aliás, o comportamento dos usuários chama a atenção da Openwave Systems Inc., desenvolvedora de sistemas. A empresa anunciou durante o 3GSM Congress que participará mais efetivamente de ações para capacitar os operadores de rede a entender melhor o comportamento dos usuários de aparelhos móveis, em parceria com a Business Objects. O objetivo é identificar e desenvolver oportunidades na área de soluções de inteligência para negócios em tempo real para as operadoras móveis.
Na area de TV móvel, a Openwave também anunciou parcerias durante o evento. O responsável pela carteira de clientes da empresa, Olivier Bartholot, informou que será feito co-marketing e integração dos serviços de suporte à TV móvel com o ambiente Midas (Mobile Integrated Dynamic Application System). Para isto, fez alianças com os provedores de televisão móvel IceTV e Nexage. A IceTV faz o broadcast de TV ao vivo e a adaptação de programas criados para handhelds, enquanto a Nexage tem uma solução de vídeo móvel chamada PhoneCast. Pela aliança, as três empresas ajudarão as operadoras com a distribuição em tempo real e video on demand para handsets Midas.
Um outro acordo foi firmado pela Openwave e Sun Microsystems Inc., para acelerar o desenvolvimento de aplicações de próxima geração para telefones móveis. Neste caso, os alvos são os aplicativos e interfaces para massificar o serviço de telefonia móvel. Os produtos deverão partir de desenvolvedores e operadoras, que terão o apoio das parceiras.

T-DMB

A Coréia do Sul deu o primeiro passo e lançou comercialmente a TV para telefones móveis e para outros dipositivos wireless usando T-DMB (Terrestrial Digital Multimedia Broadcasting). Segundo Kenneth Lundgren, diretor da Factum Electronics, provedora do equipamento, este é o primeiro caso no mundo. A empresa forneceu para os seis operadores de broadcasting para TV móvel via T-DMB. Solução similar fora vendida anteriormente na Austrália, mas para broadcasters. O equipamento inclui codificadores de áudio, servidores broadcasting de dados, multiplexadores e sistema de gerenciamento.
A Samsung também apresentou seu primeiro modelo de celular T-DMB, denominado SGH-P900, dirigido ao mercado europeu. A empresa quer aproveitar a onda da Copa do Mundo para que os usuários se sintam estimulados para comprar o aparelho e assistir aos lances em tempo real. O novo modelo reúne diversas funções multimídia como rádio e TV, câmera de 2.0 megapixels e tocador de MP3. O produto foi testado na Alemanha e França e deverá chegar ao mercado ainda neste semestre. Dispõe de porta USB, para conectar com PC e Bluetooth; suporte para TV, browser on-line, gerenciador de informações pessoais e outras funções de escritório. A tecnologia é GSM/GPRS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!