A LogicaCMG lançou uma solução para a oferta de serviços de localização (LBS) para operadoras GSM. A ferramenta utiliza a tecnologia de localização da Cambridge Positioning System (CPS), que mescla o sistema via satélite GPS e as redes das operadoras celulares. Isso possibilita maior precisão quando os aparelhos celulares estiverem em locais fechados, como shoppings e túneis, onde a transmissão por satélite não funciona bem. A empresa garante uma precisão na localização inferior a 100 metros.
A solução não requer a compra de novos equipamentos pelas operadoras. Basta a instalação de seu software no sistema. Os aparelhos celulares ou módulos precisam conter o software da CPS. Para tanto, há um acordo com a ZTE, pois a solução foi lançada na China. Outras parcerias serão fechadas conforme surgirem oportunidade de grandes negócios. Segundo Marcos Malzone, diretor de soluções da LogicaCMG no Brasil, há conversas em andamento com a Gradiente, por exemplo, que pretende lançar um celular para crianças, com poucos botões, para o qual seria útil combinar serviços de localização.
A princípio, porém, o foco principal é o mercado corporativo e governamental, que poderia utilizar a solução oferecida pela LogicaCMG às operadoras em serviços como monitoramento de frota, proteção de equipes remotas e rastreamento de criminosos.
CDMA
Vale lembrar que a Vivo lançou serviços de localização no fim de 2004 utilizando tecnologia AGPS, que também mescla GPS e redes celulares. Seus serviços atendem não apenas o mercado corporativo, mas também o varejo. Todavia, estão limitados a uma pequena gama de aparelhos com chipsets compatíveis com a tecnologia.