Citibank admite que está no controle da Brasil Telecom

Mais uma prova de que o Citibank é muito mais poderoso dentro da Brasil Telecom do que informa esta operadora e o Opportunity, seu controlador. Foi um advogado do Citi no Brasil, Manoel Francisco Rocha, quem assinou, em 1998, o acordo de acionistas original de constituição da Solpart (controladora da BrT) como procurador da empresa CSH LLC CSH Units.
"Fui procurador a pedido de Nova York. Procurador justamente para o ato. Não participei da negociação nem nada. Como eles precisavam de uma pessoa para assinar o contrato, o pessoal de Nova York que apreciou a operação mandou um email para mim dizendo 'olha, Manoel, você é o procurador, você é advogado interno do Citigroup, então você vai nos representar na assinatura desse ato'. Foi só aí que eu participei", diz Manoel Francisco Rocha, ainda hoje advogado do Citi no Brasil. A sede do Citibank e do Citicorp Venture Capital (CVC) é em Nova York.
Na complexa cadeia societária da Brasil Telecom, a CSH LLC, pela qual o advogado do Citi assina, aparece no último nível. Ela é controladora da empresa Telecom Holdings S/A, que por sua vez é detentora de um terço das ações da Timepart Participações Ltda, que por sua vez tem 62% das ações ordinárias da Solpart, controladora da empresa de telefonia. Nos documentos oficiais, o máximo que a Brasil Telecom faz é dizer: "Telecom Holding S.A. é, pelo que é de nosso conhecimento, controlada por CHS LLC e CSH Units. CSH LLC e CSH Units são controladas pelos membros da família Woog". Essa afirmação é feita no formulário 20-F registrado na Securities and Exchange Commission (SEC), nos EUA. Ou seja, a BrT não informa à SEC que o CVC é controlador da CSH.

Notícias relacionadas
A assinatura de Manoel Rocha aparece também como procurador da CSH LLC na ata da AGE da Telecom Holdings S/A de 11 de agosto de 1998, ao lado das assinaturas de Luiz Leonardo Cantidiano (atual presidente da CVM), Maria Lúcia Cantidiano e André Cantidiano Ribeiro. Estes três advogados são sócios do escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados. "Ele (Cantidiano) assina já como consultor externo", diz o advogado do Citi. "Não tenho comigo esse documento", diz Manoel Rocha, acrescentando, entretanto, que se lembra de ter assinado a ata. "Na ocasião me pediram que representasse, foi mandada a procuração, eu me cobri com os emails internos para cumprir o procedimento da minha organização e simplesmente os representei".
TELETIME News conferiu as assinaturas do procurador da CSH na ata da AGE da Telecom Holdings com outros documentos em que Manoel Ribeiro assina e constatou a semelhança entre elas.

Ordem de NY

TELETIME News pediu a Manoel Rocha que confirmasse se a determinação de fato veio do Citibank nos EUA. "É, por um determinação do Citi lá de fora. Na verdade, eu não sei…veio a determinação do fundo… não é o Citibank propriamente, é o CVC, que é ligado ao Citigroup", completa. "Na verdade mandaram uma pessoa do CVC, que era a Mary Lynn Putney, que era uma pessoa ligada ao Citigroup que coordenava essa atividade, ela mandou um email. O advogado externo acabou litigando com a empresa e declinou do mandato e eles precisavam simplesmente de alguém para assinar o ato. Eu era o único que não estava em férias e acabei assinando. Caí de pára-quedas nesse 'deal'", diz o advogado.
A mesma ligação entre o Citibank e a CSH, que indiretamente é controladora da Timepart Participações Ltda, já havia sido comprovada por TELETIME News por uma série de documentos registrados na SEC e na Arizona Corporation Commission, uma espécie de junta comercial do Arizona onde a CSH está registrada. O Citibank não quis fazer comentários sobre esta sua participação na Brasil Telecom.
Para a Telecom Italia e para os fundos de pensão, que são os sócios do Opportunity na BrT, o Citi participava da empresa apenas como investidor do fundo CVC/Opportunity Equity Partners LP. Trata-se de um fundo baseado em Cayman que tem o grupo de Daniel Dantas como gestor. O CVC/Opportunity é, ao lado dos fundos de pensão, controlador da Techold S/A, que também é acionista da Solpart. Techold e Timepart são peças centrais do Opportunity na briga com a Telecom Italia, que deseja voltar ao bloco de controle da Brasil Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!