Nesta quinta-feira, 9, a Algar Telecom divulgou os resultados operacionais do seu terceiro trimestre de 2023. As operações da companhia obtiveram avanços em relação ao segundo trimestre deste ano, saindo do prejuízo.
A operadora obteve uma receita líquida de R$ 705,1 milhões entre julho e setembro deste ano, se unidas as receitas líquidas provenientes de serviços B2B e B2C. Os números representam um crescimento de 4% em relação há um ano.
O lucro líquido da Algar Telecom foi de R$ 13,4 milhões no 3T23, valor menor que a metade do montante de R$ 28,6 milhões registrado no mesmo período de 2022, mas revertendo prejuízo do segundo tri. Segundo a companhia, o menor nível de lucro em um ano, apesar de um resultado operacional crescente, foi ocasionado pelo maior volume de amortização e depreciação e do maior volume de contratos de arrendamento.
Segmentos
O mercado corporativo (B2B), foco principal dos serviços da companhia, teve receita líquida de serviços de R$ 471 milhões, ficando praticamente estáveis. A Algar relacionou o movimento ao cenário macroeconômico, que estaria causando lentidão em decisões de negócios. A venda de produtos TIC até cresceu 24%, mas a conectividade (-3,6%) e telefonia móvel B2B (-18%) recuaram.
Já no mercado de varejo (B2C), a receita de serviços expandiu 12,8% no trimestre, para R$ 234,2 milhões. Ela foi alavancada, sobretudo, pelos serviços de banda larga sobre fibra, SVAs e móvel pós-pago. 27,7 mil novos clientes foram conectados em fibra (+5,3%), em comparação há um ano. Com isso, 99,2% dos 550,7 mil clientes residenciais da companhia possuem hoje essa conexão.
Os custos e despesas apresentaram uma queda de 6,4% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Além disso, houve uma redução dos custos com materiais, decorrente da alteração no modelo de comercialização de modens, que passou de revenda para comodato, em janeiro de 2023.
Tratando de Ebitda, o índice do trimestre evoluiu 10,0% (para R$ 314 milhões), com um ganho de 5,0 p.p na margem – para 44,5%, em comparação ao último ano. O desempenho foi resultado, segundo a empresa, de ganhos de sinergias e da aceleração de iniciativas de digitalização e eficiência operacional.