Roubo e furto de cabos de telecom crescem 23,5% no primeiro semestre

roubo de cabos
Foto: Gabriel Centeno/Ascom SSP do Rio Grande do Sul

Dados reunidos pela Conexis Brasil Digital revelam que foram roubados e furtados 2,89 mil km de cabos de telecomunicações em todo o Brasil, durante o primeiro semestre de 2023. O número corresponde a um aumento de 23,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado. 

O volume de cabos roubados e furtados no primeiro semestre deste ano aumentou ainda 21,4% em relação ao segundo semestre de 2022, quando foram roubados 2,38 mil km.

O furto, roubo, vandalismo e, também, a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos, lembrou a entidade. As ações comprometem ainda serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas.

Notícias relacionadas

São Paulo foi o estado mais afetado

São Paulo foi o estado mais afetado, durante o período. Foram furtados ou roubados 664 km. O volume é 21,9% maior em relação ao segundo semestre de 2022 e aumentou 35,3% na comparação com o primeiro semestre de 2022.

O segundo estado mais afetado foi o Paraná, com 591 km metros de cabos furtados ou roubados, alta de 13% na comparação com o segundo semestre de 2022 e de 21,2% na comparação com o primeiro semestre do mesmo ano. 

O estado da Bahia, terceiro estado mais afetado por essas ações criminosas, teve 296 km metros de cabos roubados, alta de 188,5% em relação ao primeiro semestre de 2022 e de 117,7% na comparação com o primeiro semestre do ano passado.  

Minas Gerais, com 262 km de cabos roubados, foi o quarto estado mais afetado. O número representa queda de 15,1% na comparação com o segundo semestre e 17,3% na comparação com o primeiro semestre de 2022. O Rio Grande do Sul completa a lista dos cinco mais afetados, com 229, 5 km de cabos de telecom roubados. Um aumento de 52,7% relação ao segundo semestre do ano passado e de 47,3% em relação ao primeiro semestre.

Gráfico divulgado pela Conexis Brasil Digital

Situação no Rio de Janeiro é particular 

Desde 2021, o setor intensificou o diálogo com autoridades federais, estaduais e municipais, com destaque para o Rio de Janeiro, para a promoção de ações de combate ao furto, roubo e vandalismo de cabos e equipamentos.

As ações tiveram resultados e o estado segue registrando redução no volume de cabos roubados e furtados, aponta a Conexis.

No primeiro semestre de 2023 foram 71,5 km de cabos roubados, uma queda de 55,8% em relação ao primeiro semestre de 2022, quando foram 161, 7 km roubados ou furtados, e de 39,8% na comparação com o segundo semestre de 2022 (118,7 km).

O estado, no entanto, enfrenta uma situação ainda muito delicada que é o bloqueio de acesso das equipes das prestadoras para a manutenção de seus equipamentos, usados para a prestação do serviço.

As operadoras ficam sem acesso aos equipamentos e impedidas de dar a manutenção necessária à prestação do serviço, assim como para a eventual substituição dos itens roubados. "Já os consumidores ficam reféns, privados dos serviços ou obrigados a contratá-los de empresas ilegais, controladas pelo crime organizado, sem direitos, garantias e sujeitos a preços abusivos", afirma a Conexis.

O combate

O setor de telecomunicações tem defendido uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. A atuação envolve tanto os níveis federal quanto os estaduais e municipais.

"O setor vem defendendo a implementação de políticas públicas de combate aos furtos, roubos e receptação de cabos e equipamentos. Um ponto considerado essencial pelo setor é a aprovação do PL 5846/16 e do PL 4997/2019", afirmou a diretora de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis Brasil Digital, Daniela Martins. 

O setor também defende a maior punição de empresas que compram equipamentos furtados ou roubados, além da mudança da regra que penaliza as operadoras quando o serviço é interrompido em decorrência do crime. (Com informações da assessoria de comunicação da Conexis)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!