Anatel nega recurso das teles contra diretrizes de rede privativa do governo

Foto: Pixabay

A Anatel negou um pedido das operadoras Claro, TIM e Vivo que solicitava efeito suspensivo das diretrizes para a Rede Móvel Privativa de Comunicação do governo federal. A negativa ao recurso administrativo das teles consta em despacho assinado pela presidência da Anatel na última sexta-feira, 6.

O trio de operadoras nacionais solicitava o efeito suspensivo por entender que as regras aprovadas em setembro pelo Gaispi (grupo que supervisiona os compromissos do leilão do 5G associados à faixa de 3,5 GHz) não estariam observando as características e especificações constantes no edital do leilão.

Para as empresas, o cenário resultaria em uma falta de garantia de que as especificações não implicarão em aumento de custos para a execução do projeto da rede privativa, em razão do escopo planejado pelo governo.

Notícias relacionadas

Contudo, para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, não foram trazidas pelo recurso administrativo "razões de fato e de direito capazes de configurar todos os requisitos necessários à concessão do efeito suspensivo almejado". "A decisão guerreada foi devidamente motivada, estando calcada nos instrumentos normativos editados por esta Agência", aponta o despacho.

A rede privativa

A Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal está prevista no Edital do 5G e no decreto de Políticas Públicas de Telecomunicações. Ela é composta por segmentos de rede móvel e rede fixa e solução de criptografia. O Leilão do 5G previu cerca de R$ 1 bilhão para custear a construção da infraestrutura.

No projeto de rede móvel, foi definido que a estrutura será implantada no Distrito Federal e, posteriormente, expandida para todo o território nacional. No DF, a rede vai atender segurança pública, defesa, serviços de emergência, resposta a desastres e outras atribuições críticas de estado, inclusive aquelas exercidas por entes federativos, bem como órgãos públicos federais.

A rede vai utilizar a tecnologia LTE Release 16 (a versão mais avançada do 4G) e oferecer aos usuários serviços como: chamada de vídeo, streaming de áudio e vídeo, serviços baseados em geolocalização, serviços de multimídia em broadcast e multicast, interconexão com redes comerciais, chamadas em roaming, chamada em conferência, chamadas de emergência e alertas de emergência sem fio, destacou o Ministério das Comunicações (MCom) ao abordar as diretrizes aprovadas pelo Gaispi em setembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!