Anatel oficializa saída de superintendente e renega informes das multas

Chegou ao fim nesta quarta-feira, 9, a participação de Gilberto Alves na Anatel. A exoneração, a pedido, do superintendente de Serviços Públicos foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União assim como a nomeação de Fernando Pádua, gerente-geral de Outorgas, Acompanhamento e Controle de Obrigações Contratuais, no comando interino da área destinada ao monitoramento dos serviços prestados em regime público.
Alves compunha os quadros da Anatel desde sua criação e exerceu, antes de assumir a chefia permanente da Superintendência de Serviços Públicos (SPB), cargos como o de gerente-geral de Qualidade e de gerente-geral de Certificação e Engenharia de Espectro. Formado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília, o ex-superintendente atuou em empresas do setor como o CPqD e a antiga Telebrás.
Gilberto Alves deixa a Anatel após os problemas gerados com a expedição do estudo de impacto econômico das sanções da agência, que deram origem a informes questionando a razoabilidade das multas aplicadas. O estudo foi produzido pela SPB e deu início a diversos questionamentos sobre os efeitos nocivos para a própria agência que o material poderia causar, uma vez que a Anatel teria criado uma prova contra si mesma para a cobrança das penalidades.

Notícias relacionadas
Anulação
Na mesma edição do Diário Oficial da União, a Anatel publicou sua decisão de retirar os informes dos Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigações (Pados), onde foram anexados sem o aval do Conselho Diretor. O despacho publicado também resolve "não aprovar" os estudos contidos nos informes. Com isso, os atos praticados que usaram o estudo como argumento também devem perder a validade. Atualmente, os mais de 200 Pados com o informe anexado estão com efeito suspensivo, concedido pelo comando da agência com base nos informes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!