Em novo movimento, Brasil propõe previsão para divisão da faixa de 6 GHz entre IMT e WiFi

Foto: Pixabay

Um movimento estratégico, mas nem por isso menos surpreendente, colocou a delegação brasileria que acompanha a Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC) em polvorosa nesta sexta, 8, em Dubai: uma proposta do Brasil para incluir como nota de rodapé a divisão da faixa de 6 GHz em dois blocos, sendo 700 MHz para o IMT (5G) e apenas 500 MHz para o uso não-licenciado (WiFi). Até então, o Brasil não vinha defendendo mudança na destinação desta faixa, até em coerência com a posição da Anatel que alocou a integralidade da faixa de 6 GHz para o uso não-licenciado.

Segundo Carlos Baigorri, presidente da Anatel e da delegação brasileira na WRC 2023, "a gente está colocando essa nota de rodapé para que a gente tenha flexibilidade caso venhamos a decidir pela divisão da faixa no futuro. Não tem nada decidido mas o que percebemos durante as reuniões em Dubai é que a grande maioria dos países tem sinalizado a preferência pela divisão da faixa (de 6 GHz) entre o IMT e o uso não-licenciado. Se isso se confirmar, a gente precisa ter flexibilidade para seguir o resto do mundo, que é o que tem sido falado pela Anatel. Se (todos os países) ficassem com 1200 MHz para uso não-licenciado a gente ficaria desse lado, mas se o mundo ficar dividindo a faixa, a gente tem que ter liberdade para dividir a faixa também até que seja o padrão internacional. E para ter essa possibilidade, a gente precisa da nota de rodapé, para que a gente possa dividir a faixa entre IMT e não-licenciado. Não quer dizer que tenhamos tomado a decisão (sobre dividir a faixa), até porque isso passa por uma decisão no âmbito doméstico por meio da alteração da regulamentação, o que tem um longo processo".

Estratégia

Notícias relacionadas

Trata-se de um movimento estratégico, que ainda precisa passar por negociações e ser votada em plenário pela WRC na próxima semana. O que está na mesa é justamente uma outra proposta do Brasil: a previsão de uso da faixa de 10,5 GHz para o IMT. Até o momento, há muita resistência dos EUA a esta proposta, que é utilizada pela OTAN na Europa. O movimento do Brasil de prever a nota de rodapé em relação a uma previsão de divisão da faixa de 6 GHz tem, portanto, dois objetivos: aumentar o poder de barganha em relação à daixa de 10,5 GHz e, caso de fato esta faixa fique fora do IMT, dar uma possibilidade futura de ampliação das faixas de 5G no Brasil. Mas, de novo, nada é definitivo até o final da conferência e o jogo diplomático é intenso nesse momento.

Outra possibilidade nas negociações, por exemplo, seria uma inclusão como item futuro a divisão do 6 GHz na Região 2. O que o Brasil não quer é ficar em uma situação em que acabe descumprindo a regulamentação internacional de radiofrequência, e para isso ou a faixa precisa estar identificada, ou precisa haver uma nota de rodapé ou pelo menos a previsão de um item futuro. O que o Brasil não quer é ficar sem nenhuma outra alternativa de ampliação das faixas do IMT, como está acontecendo nesse momento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!