Anatel condiciona renovação de outorgas de cabo à migração para o SeAC

A Anatel diz que não vai aprovar a renovação de 79 concessões de TV a cabo que vencem em dezembro caso as empresas não se comprometam a migrar para novo Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). As licenças para operar o serviço vencem em dezembro e fazem parte de um grupo de autorizações para a prestação do serviço anteriores à Lei do Cabo, de 1995. O cancelamento das outorgas ocorrerá caso as empresas que exploram o serviço com estas autorizações se neguem a aderir às regras do novo serviço, criado pela  Lei 12.485/2011, mas que só deve ser plenamente regulamentado em março do próximo ano. A iniciativa do órgão regulador pode afetar os maiores grupos operadores de TV a cabo, sobretudo a Net Serviços e a TVA/Telefônica.

Notícias relacionadas
O superintendente de serviços de comunicação de massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, afirma que a medida é prevista pela nova legislação da TV paga e que atinge apenas as licenças concedidas sem licitação e, consequentemente, sem a necessidade de a operadora detentora da outorga ser submetida a metas. “A diferença é que eles não estavam sob obrigações de cobertura e, após a adesão ao SeAC, estarão”, diz. De fato, a Lei 12.485 proíbe novas outorgas de TV a cabo, inclusive a renovação, mas como a lei não estará regulamentada, há quem defenda que a renovação da concessão de cabo permanece como um direito dos antigos operadores. Independente das polêmicas, Net Serviços e TVA já se comprometeram a migrar para o SeAC tão logo ele esteja regulamentado.

Trabalho conjunto

Sobre a nova regulamentação, Minassian comenta que Anatel e Ancine trabalham juntas, em reuniões semanais para desenvolver, com clareza, as novas regras do setor. Ele enfatiza que cada agência desenvolverá um regulamento: um tratando sobre a parte técnica e de distribuição e outro a respeito da produção e empacotamento de conteúdo. “Queremos alinhar os regulamentos para que quem ler os dois não tenha dúvidas ou dupla interpretação”.

Ambas as agências têm até 9 de março para concluir o trabalho de regulamentação do serviço de TV paga. Segundo o superintendente, o regulamento deve simplificar alguns pontos, como o tratamento dispensado pela agência às diferentes modalidades do serviço. “Não queremos regular tecnologia, então vamos abolir as menções a elas. Vamos tratá-las apenas como SeAC”, comenta. Outra alteração no que diz respeito às licenças é o fato de não haver mais a necessidade de autorizações regionais para se operar com televisão por assinatura. “A empresa terá uma outorga nacional e terá apenas que comunicar para onde ela vai se expandir”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!