Brasil tem Internet mais resiliente da América do Sul, aponta índice

Foto: Matheus Natan/Pexels

A Internet Society (organização global e beneficente que trabalha na defesa da Internet aberta, conectada globalmente e segura) lançou o Índice de Resiliência da Internet (IRI) nesta terça-feira, 8. Na América do Sul, o destaque foi o Brasil como primeiro colocado no ranking regional, acima de países como Chile, Argentina e Uruguai – os líderes da região em índice de desenvolvimento humano (IDH).

A ferramenta (disponível no site da organização) oferece um balanço com dados de 170 países de todo o mundo. De acordo com a Internet Society, uma conexão de Internet é considerada resiliente quando mantém um nível aceitável de serviço diante de falhas e desafios à operação normal. Os países são classificados de zero a 100% – quanto maior a nota, melhor.

O Brasil obteve pontuação geral de 56% no IRI, ocupando o primeiro lugar na região da América do Sul. O País também alcançou 65% no quesito prontidão de mercado. Essa foi a melhor nota de toda a América, acima do Canadá (59%), Estados Unidos (52%), Argentina (53%) e México (43%) – que juntos compõem o rol das cinco maiores economias do continente com o Brasil.

Notícias relacionadas
No ranking geral do IRI, a Suíça foi a nação com o melhor resultado (73%). Nenhum país alcançou mais de 80% na classificação da Internet Society. Foto: Reprodução/Internet Society

Para classificar as nações, o IRI rastreia a resiliência da Internet utilizando como base métricas chave que incluem dados sobre a qualidade da infraestrutura, desempenho e segurança da rede, além de prontidão do mercado. O objetivo, segundo a organização, é fornecer insumos que auxiliem agentes públicos e ativistas a formularem políticas que melhorem os indicadores de qualidade e disponibilidade da Internet.

"Os tomadores de decisão na América Latina podem usar essa visão geral para compreender as forças e fraquezas em seu ecossistema de Internet e tomar decisões baseadas em dados sobre onde investir e melhorar a resiliência geral do País", informou a organização, em nota à imprensa.

Confiabilidade da Internet

Em nota à imprensa, a organização disse que nem todos os países possuem infraestrutura de Internet confiável e que países de baixa renda sofrem com redes subdimensionadas e carecem de infraestrutura de cabos robusta e sistemas redundantes de interconexão.

"Nesses países ou regiões, a probabilidade de ocorrerem interrupções da Internet é muito maior do que em outros lugares. Os países vizinhos têm menos probabilidade de fornecer interconexão e os provedores globais têm menos probabilidade de investir para melhorar a infraestrutura existente, pois a Internet não é suficientemente confiável. O custo do acesso à Internet para os usuários finais também é mais alto", afirmou a Internet Society.

Comparativo

De acordo com os quatro pilares que compõem o IRI, as pontuações para México, Brasil e Colômbia são as seguintes:

Infraestrutura – As pontuações avaliam a existência e disponibilidade de infraestrutura física para conectividade com a Internet em cada país.

  • México: 39%
  • Brasil: 43%
  • Colômbia: 38%

Desempenho – As pontuações avaliam a capacidade das redes de cada país em fornecer aos usuários finais acesso contínuo e confiável aos serviços de Internet.

  • México: 35%
  • Brasil: 54%
  • Colômbia: 31%

Segurança – As pontuações medem a capacidade das redes de cada país em resistir a interrupções intencionais ou não intencionais por meio da adoção de tecnologias e melhores práticas de segurança.

  • México: 61%
  • Brasil: 63%
  • Colômbia: 56%

Prontidão do Mercado – As pontuações medem a capacidade do mercado de cada país em se autorregular e oferecer preços acessíveis aos usuários finais, mantendo um mercado diversificado e competitivo.

  • México: 43%
  • Brasil: 65%
  • Colômbia: 59%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!