A Telmex anunciou nesta quinta-feira, 8, que renuncia ao direito de retirar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) de fechamento de capital da Embratel caso o Ibovespa caísse mais de 20% em dólares em comparação com o valor registrado em 8 de maio, data da oferta. Nas últimas semanas a queda do índice chegou bem perto desse patamar, mas a Telmex, com a decisão, prova estar realmente determinada em adquirir a totalidade dos papéis da tele brasileira. "Esta desistência confirma o compromisso da Telmex com a Embratel e com o Brasil" , diz o comunicado da companhia.
De acordo com Jackeline Lison, analista da Fator Corretora, a questão que se coloca no momento é com relação ao timming da operação. Segundo ela, os papéis da empresa hoje estão cerca de 4% mais baixos que o valor oferecido pela Telmex. ?O preço vai ser corrigido pela Taxa Referencial (TR). Então 4% mais TR por dois meses é uma boa aplicação. Se demorar mais tempo pode não ser tão interessante?, diz ela.
Alexandre Constantini, analista do Bear Sterns explica que apesar da ação ter caído o dólar subiu e como a Telmex tem seus ativos em dólar, ?deve ter ficado elas por elas?. ?Além disso, se você dolarizar, a oferta é muito menor do que o preço pago quando a empresa adquiriu o controle da Embratel?, afirma ele.
Mercado