TIM e Vivo se destacam em rankings globais de sustentabilidade

Sustentabilidade
Foto: Pixabay

A TIM se destacou como empresa "A List" em ranking de sustentabilidade elaborado pela Carbon Disclosure Project (CDP) – organização internacional sem fins lucrativos que administra um sistema de controle e divulgação global de informações ambientais. 

Apenas 10 companhias brasileiras alcançaram pontuação máxima em mudanças climáticas, que avalia a estratégia, o investimento e resultados concretos para a mitigação das emissões dos gases do efeito estufa (GEE). Mais de 23 mil organizações participaram da pesquisa e somente 396 (1,7%) companhias globais figuram na 'A List' de, pelo menos, um dos temas – além de mudanças climáticas, são avaliadas a preservação de florestas e a segurança hídrica. 

Para Mario Girasole, VP de Assuntos Institucionais da TIM, "o setor de telecomunicações é um facilitador do movimento global de descarbonização". Segundo ele, as tecnologias do setor viabilizam, por exemplo, "a redução de deslocamentos e seus impactos, bem como a criação de soluções que reduzem as emissões de GEE de nossos clientes corporativos. Por outro lado, somos grandes consumidores de energia e, por isso, buscamos fontes renováveis".

Notícias relacionadas

A TIM declara que, desde 2021, já tem 100% de energia limpa em seu consumo total. A marca teria sido alcançada com a aquisição no mercado livre, compra de certificados de energia renovável (I-Recs) e com a produção de usinas arrendadas de parceiros. 

O projeto de geração distribuída de energia é tida pela companhia como um dos impulsionadores da nota máxima no CDP. Com a iniciativa, as emissões de GEE relacionadas ao consumo de energia diminuíram 76% desde 2019.

Vivo

Já a Vivo foi considerada pelo quarto ano seguido como uma das líderes em sustentabilidade no The Sustainability Yearbook 2024 da S&P. A operadora ficou no TOP 10, com a 8ª posição do no ranking global do setor, e a 1ª colocação nas Américas

Os membros do Anuário de Sustentabilidade são selecionados com base na pontuação obtida na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) de 2023 da S&P. Entre as 9.316 empresas analisadas pelo CSA 2023, apenas 733 foram selecionadas para integrar o Anuário. A avaliação é considerada a principal referência para o maior índice de sustentabilidade global, o Dow Jones Sustainability Index.

Entre os critérios para compor a avaliação estão a atuação das empresas nos aspectos de biodiversidade, estratégia climática e dimensão social, gestão de relacionamento com o cliente, desenvolvimento do capital humano, proteção de privacidade, atração e retenção de talentos, governança e economia, segurança da informação e cibersegurança, disponibilidade do sistema, gestão de riscos e crises e gestão da cadeia de abastecimento.

"A presença no anuário da S&P é mais uma referência importante de como o negócio responsável da Vivo ultrapassa fronteiras e ganha representatividade global, diante dos mais elevados critérios ESG, refletindo a busca constante da Vivo pela criação de valor para seus acionistas, colaboradores, clientes e sociedade" afirmou o Vice-presidente de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto. A S&P publica análises e pesquisas sobre bolsas de valores e títulos e é considerada uma das três maiores agências de classificação de risco do mundo.

No Brasil, a Vivo também é considerada referência, como a empresa mais sustentável do ISE B3, composto por 78 companhias, de 36 diferentes setores e atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!