Nokia conclui renovação de licença de patentes para smartphones 

Foto: Divulgação/Nokia

A Nokia assinou o último grande contrato de licenciamento de patentes para fabricantes de smartphones e concluiu um ciclo iniciado em 2021. De acordo com o grupo, agora a subsidiária entrará em um período de estabilidade "sem grandes acordos de smartphones expirando por vários anos".

A notícia pode ser um alívio para a Nokia. Isso porque, no mês passado, a companhia reportou queda de 83% nas vendas em 2023. Na época, o CEO da empresa, Pekka Lundmark, atribuiu o resultado negativo à menor contribuição do negócio da Nokia em licenciamento de propriedade intelectual – já que algumas renovações permaneciam pendentes -, entre outros fatores.

O último anúncio divulgado nesta quinta-feira, 8, com uma empresa sem nome revelado, complementa a sequência dos recentes acordos com a Honor, Oppo, VIVO (a fabricante chinesa de celulares), bem como dos acordos de licença assinados com Apple e Samsung no ano passado, e com a Huawei em dezembro de 2022.

Notícias relacionadas

O novo compromisso é o sétimo maior acordo de licença de patente de smartphone da Nokia nos últimos treze meses, segundo a companhia. Como resultado, a Nokia Technologies tem, atualmente, uma taxa anual de vendas líquidas de cerca de 1,3 bilhão de euros, excluindo as vendas líquidas de recuperação.

Além disso, a empresa reforçou que a renovação assinada vai contribuir para que a empresa consiga alcançar sua meta de lucro operacional – ajustada para 1,4 bilhão de euros em 2024, incluindo o benefício da recuperação das vendas líquidas. 

Negócio de patentes

Em comunicado, a fornecedora informou que vai continuar concentrada em oportunidades que aumentem a taxa anual de vendas líquidas a partir do licenciamento de patentes nos setores automotivo, eletrônicos de consumo, Internet das Coisas (IoT) e multimídia.  Com isso, a empresa pretende alcançar taxa de execução entre 1,4 bilhão a 1,5 bilhão a médio prazo.

"Estes sete grandes acordos demonstram a força do portfólio de patentes da Nokia e a contínua dependência da indústria de smartphones na tecnologia da Nokia nos seus dispositivos. A conclusão do nosso ciclo de renovação de licenças de smartphones nos permitirá focar no aumento da nossa taxa de licenciamento em novas áreas. Já fizemos progressos significativos nestas áreas de crescimento e temos um forte pipeline de oportunidades futuras", disse Jenni Lukander, presidente da divisão Nokia Technologies.

"O portfólio de patentes líder da indústria da Nokia baseia-se em cerca de 150 mil milhões de euros investidos em I&D desde 2000 e é composto por cerca de 20 mil famílias de patentes, incluindo mais de 6 mil famílias de patentes declaradas essenciais para o 5G. A Nokia contribui com as suas invenções para padrões abertos em troca do direito de licenciá-las em condições justas, razoáveis e não discriminatórias (FRAND)", explicou a fornecedora, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!