Livre almeja alcançar 3 milhões de assinantes este ano

O Livre, serviço de telefonia fixa da Embratel que utiliza uma rede sem fio com tecnologia CDMA, segue em franca expansão. Após fechar o ano com 1,8 milhão de assinantes, a meta para 2009 é crescer 70% até dezembro, ultrapassando a marca de 3 milhões de clientes, revela o diretor executivo de negócios residenciais da Embratel, Guilherme Zattar.
Para atingir esse objetivo, a Embratel aposta ainda neste primeiro trimestre na oferta combinada de telefonia fixa (Livre), acesso à internet (Livre.com) e o recém lançado serviço de TV por assinatura via satélite da companhia. "Foi com um pacote triple play que a Net conseguiu triplicar a base de usuários do Net Fone em 2008", compara o executivo. Ele lembra, contudo, que a Embratel não estimulará a venda do serviço de DTH nas áreas onde houver cobertura da Net.
A portabilidade numérica também é vista como uma aliada para atingir a meta de 2009. Segundo Zattar, para cada cliente perdido, o Livre tem ganhado outros nove em processos de portabilidade numérica.

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Outro fator que tem ajudado a empresa a ganhar mercado foi a substituição de suas ERBs. O processo foi iniciado em 2007 em São Paulo e concluído ano passado no restante do Brasil. "Agora temos uma rede zero quilômetro. A quantidade de reclamações na Anatel contra o nosso serviço caiu em 2/3", relata o diretor executivo.
Expansão
Em dezembro passado a Embratel recebeu da Anatel autorização para oferecer o Livre em mais 100 cidades do interior de estados do Sudeste e do Nordeste, principalmente. Isso significa dobrar o tamanho de sua rede, já que hoje a empresa tem cobertura CDMA em 95 cidades. A Embratel está nesse momento planejando quando e como entrará nessas cidades. É provável que a expansão comece este ano, mas não há nada decidido por enquanto. "Ainda nem aprovamos o orçamento", conta Zattar. Enquanto a expansão não acontece, o executivo informa que o foco principal é ganhar mercado nas cidades onde o Livre já está presente.

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