A Sencinet contratou o serviço de alta capacidade satelital (HTS) do Telstar 19 Vantage, da Telesat, por cinco anos. O objetivo é modernizar e expandir a conectividade da rede da Petrobras, segundo informou a companhia de infraestrutura (e antiga British Telecom) nesta quarta-feira, 7.
Para tanto, o satélite fornecerá um feixe de alta potência na banda Ku com um custo por bit menor na região do Pré-sal. De acordo com a empresa, é onde ocorre a maior demanda de tráfego da Petrobras – especificamente nas bacias de Campos dos Goytacazes (RJ) e de Santos (SP). Um feixe mais amplo com cobertura nacional na mesma banda será utilizado para cobrir as refinarias e outros "locais corporativos" da petroleira.
Em julho deste ano, a Sencinet venceu a licitação da Petrobras para fornecer a interconexão via satélite entre o hub da petroleira, no Rio de Janeiro, e todas as unidades remotas marítimas e terrestres da companhia brasileira.
O Telstar 19 Vantage é um satélite geoestacionário que ocupa a posição orbital brasileira de 63º Oeste. O artefato foi lançado em julho de 2018, ficando em operação em agosto do mesmo ano. Ele também tem capacidade em banda Ka, utilizada pela Hughes em contrato de 15 anos (a empresa se refere ao satélite como Hughes 63 West).