O mercado de TV por assinatura chegou a outubro deste ano com uma base de 12,59 milhões de usuários, segundo dados da Anatel divulgados esta semana. O número representa uma queda de cerca de 130 mil acessos em relação a setembro. No período de 12 meses, a queda é de cerca de 1 milhão de clientes, ou 6,7%. Estes dados não consideram os 1,7 milhão de usuários na modalidade livre, que são consumidores que recebem pacotes com canais obrigatórios via satélite e que não pagam mensalidade.
Entre as grandes operadoras, e considerando apenas os acessos pagos, nenhuma teve melhoria de base em outubro. A Claro foi de 5,33 milhões para 5,23 milhões de assinantes n comparação com setembro. A Sky foi de 4,08 milhões em setembro para 4,05 milhões de usuários em outubro. A Oi ficou estável em 1,87 milhão de acessos. E a Vivo caiu de 1 milhão de acessos em setembro para 993 mil em outubro. As pequenas operadoras têm pouco mais de 200 mil acessos.
Vale lembrar que esses números dizem respeito à base de acessos no Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que é o serviço de telecomunicações regulado de TV por assinatura. Os acessos a serviços distribuídos pela Internet, como ClaroTV+, DGO e outros, não aparecem nesses números da Anatel.