Dólar alto faz RFS rever planos de fabricação local

A crise do sistema financeiro mundial e a conseqüente alta do dólar têm o seu lado positivo para as empresas que fabricam localmente. A fabricante de antenas RFS, por exemplo, já estuda reativar sua linha de produção de antenas para estação rádio-base caso a moeda americana se mantenha no patamar atual, na casa dos R$ 2,20. No começo do ano, quando o dólar chegou a R$ 1,60, a RFS interrompeu a fabricação desse produto no País e passou a importá-lo da China.
O presidente da RFS, Roberto Pinto, calcula que a moeda americana tenha se valorizado em torno de 40% desde o estouro da crise. "É como se o meu custo ficasse 40% menor", compara. Outra vantagem para a RFS é que a exportação é feita em dólar para toda a América Latina. Neste momento, a companhia avalia o comportamento do câmbio ao longo do tempo, ou seja, se o dólar se manterá ou não nesse patamar. "A taxa de câmbio é decisiva para a competitividade da indústria. Se ficar nesse patamar a indústria brasileira vai ficar muito competitiva", diz ele.

TV Digital

Notícias relacionadas

Há alguns meses a RFS já havia decidido produzir localmente antenas de pequeno porte para TV digital. No caso das antenas de grande porte, usadas nas grandes cidades, a RFS mantém o produto importado da Austrália. Segundo Roberto Pinto, a empresa conseguiu em torno de 70% do mercado de antenas de TV digital que, evidentemente, foram vendidas até o momento. A partir de agora, explica ele, a concorrência se dá com empresas nacionais no segmento de pequenas antenas, já que as cabeças de rede fora das grandes metrópoles começam também a transmissão digital. Para ganhar competitividade neste mercado, a companhia decidiu produzir localmente as antenas de pequeno porte.

Crescimento

A RFS reviu a sua meta de crescimento na América Latina de 12% para 30% em relação a 2007. A razão principal é o aquecimento do mercado brasileiro provocado pela introdução da terceira geração, da portabilidade numérica, e a entrada da Oi e da aeiou em São Paulo, o que aumentou a demanda pelos produtos da companhia. Roberto Pinto afirma que "historicamente" o Brasil é responsável por cerca de 60% das receitas da empresa na região. Mas esse é um ano atípico em que essa fatia talvez ultrapasse os 65%. "Estamos indo muito bem também no México e na região andina. Apenas América Central e Caribe não estão atingindo as expectativas", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!