Telefónica vende controle de rede de fibra no Peru para o fundo KKR

Foto: Reprodução/Freepik

Nesta sexta-feira, 7, a empresa global de investimentos KKR anunciou a aquisição do controle da operadora peruana de redes neutras PangeaCo junto à Telefónica Hispanoamérica e Entel Peru, em negócio que também envolve as demais redes de fibra óptica pertencentes à dupla no país.

O objetivo é fundar uma companhia de fibra óptica de acesso aberto, no modelo de redes neutras. Ou seja, outros provedores de serviços de Internet poderão "alugar" a infraestrutura compartilhada da rede para ofertar novos produtos no mercado.

Com o investimentos, o KKR terá uma participação de 54% sobre a nova rede – que, assim como no Chile e na Colômbia, será chamada de ON*NET. O restante será repartido entre Telefónica e Entel, que ficaram com 36% e 10%, respectivamente. As duas empresas serão responsáveis pela venda de autorizações de uso da rede neutra para outros provedores, sendo elas próprias clientes âncora da nova operação. As companhias afirmaram que os serviços hoje oferecidos aos clientes (incluindo os da PangeaCo) não serão afetados pela transação.

Notícias relacionadas

A parceria também prevê a combinação da estrutura de redes de fibra óptica da PangeaCo, Telefónica del Perú e Entel Perú existentes hoje. Um investimento adicional de US$ 200 milhões para expansão de rede de fibra também está previsto, segundo a KKR. O montante seria suficiente para que o Peru tenha, até o final de 2026, 5,2 milhões de residências equipadas com cobertura de rede de fibra óptica ultrarrápida, entende a empresa.

Atualmente, cerca de 2 milhões de casas do país são passadas pela infraestrutura, afirma o fundo. Segundo levantamento da Osiptel (que supervisiona investimentos privados do Peru em telecomunicações), cerca de 88% das casas peruanas, em 2021, eram atendidas por prestadoras de Internet móvel ou fixa. Mas dados do Índice de Desenvolvimento de Fibra da Omdia divulgados em 2022 revelaram que a rede de fibra óptica de alta velocidade contempla apenas 35% das residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!