Comissão aprova projeto que permite uso do Fistel na segurança pública

Deputado Coronel Telhada, relator do projeto de lei. Foto: Zeca Ribeiro/ Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3698/23, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), que permite que recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) sejam repassados para órgãos de inteligência de segurança pública.

O projeto tramita em caráter conclusivo, mas ainda será analisado pelas comissões de Comunicação; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Hoje, a Lei do Fistel prevê que os recursos do fundo sejam aplicados pela Anatel na fiscalização dos serviços de telecomunicações; na aquisição de material necessário às atividades; e na fiscalização da elaboração e execução de planos e projetos referentes às telecom.

Notícias relacionadas

Ao direcionar os fundos para a segurança pública, há o argumento de que a medida viabilizaria meios para identificar ameaças e reprimir crimes contra a infraestrutura de telecomunicações, como roubo de cabos e baterias.

Vale notar que o relator do texto na Comissão de Segurança Pública, deputado Coronel Telhada (PP-SP), apresentou uma versão alterando o texto original – que fazia referência apenas aos "órgãos policiais", o que diz respeito à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e polícias penais.

"Ao substituir essa expressão por 'órgãos de segurança pública' passou a incluir as guardas municipais, o que faz sentido quanto ao mérito e também sob o ângulo jurídico", argumentou.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!