Aneel prorroga de novo consulta pública sobre compartilhamento de postes

Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou para o dia 18 de abril a consulta pública que prevê um novo regulamento de compartilhamento de postes entre o setor de energia e o setor de telecomunicações. Com esta nova prorrogação, a consulta já dura quatro meses.

Para o setor de telecomunicações, os termos propostos pela Aneel para a nova resolução conjunta não estão adequados. Entre os pontos questionados no modelo está a responsabilidade de ordenamento das redes aéreas com financiamento pelas operadoras

Em fevereiro, durante a o Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações, organizado pelo TELETIME, Wilson Wellisch, presidente substituto e superintendente de fiscalização da Anatel, disse que possivelmente o novo regulamento não deve ser finalizado em 2022. A agência iniciou no dia 14 de fevereiro a sua consulta pública sobre o tema. Pelo lado das operadoras, uma solução para o tema é considerada urgente.

Notícias relacionadas

Em comunicado, a Abrint aponta que as propostas apresentadas pela Aneel para o regulamento de compartilhamento de postes são essenciais para alcançar aprimoramentos efetivos, e entende que superar os diversos problemas existentes hoje não é suficiente, pois é preciso pensar em novas soluções para a continuidade da expansão da infraestrutura de fibra óptica e garantir a expansão da conectividade e do 5G no Brasil.

Para a entidade dos pequenos provedores, o novo regulamento deve prever equalização de preços e garantir um compartilhamento que estimule a competitividade entre todos os setores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.