Telefónica testa com sucesso handover de VoLTE para 3G

A subsidiária alemã do grupo Telefónica se tornou a primeira operadora a conseguir completar o handover de VoLTE para 3G, ou seja, a transferência de uma ligação de voz entre redes LTE e 3G sem delays ou interrupção. O teste foi realizado em um ambiente de laboratório e usou padrões Single Radio Voice Call Continuity (SRVCC) a partir de equipamentos de seis fornecedores combinados: Acme Packet, Ericsson, Huawei, Nokia Siemens, Qualcomm e Sony Mobile.

Notícias relacionadas
O que fornecedores de equipamentos e operadores garantem é que a voz sobre LTE (VoLTE) tem transporte mais eficiente, além de maior clareza na qualidade da chamada. Atualmente, as redes LTE ainda não são capazes de realizar o handover de uma chamada VoLTE para redes 2G ou 3G quando o usuário sai da área de cobertura do 4G, o que seria também chamado de fallback. A as redes 4G não oferecem, na tecnologia LTE, possibilidade de realizar chamadas comutadas por circuito, como as redes 2G. Ou seja, para o sucesso dos serviços de voz sobre LTE, é fundamental o desenvolvimento das tecnologias de VoLTE e a integração dos serviços com as redes 3G e 2G.

Em comunicado, o grupo Telefónica espera que a partir do handover do VoLTE para 3G seja possível lançar novos serviços rich-media, como videochamadas em alta definição, aplicações de chat, vídeo voice mails etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!