A HBS (Host Broadcast Services), que provê a transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2006 da Fifa, na Alemanha, promoveu um workshop para as empresas de novas mídias ? Internet e celular, basicamente – que compraram os direitos do evento. Todos os 64 jogos serão gerados em HDTV (TV de alta definição), o que é apresentado como um marco na geração de conteúdos sobre um evento deste porte e com qualidade para os diversos formatos de telas, das maiores à do telefone celular. No centro de transmissão de Munique, está em fase de finalização de uma unidade totalmente dedicada às novas mídias. As empresas que adquiriram os direitos receberão o pacote de sinais já limpo, sem necessidade de edição. O material padrão é baseado em licenças de quatro minutos, que podem ser utilizados de maneira criativa, como clipes "quase ao vivo", resumos dos jogos, acompanhados de gráficos e narração em outros idiomas. Estes chamados ?near live? clips chegarão aos usuários em questão de minutos. O editor vai trabalhar o enquadramento que sirva tanto para seleções wide-screen quanto para monitores convencionais. O sinal dos clipes será codificado e acessado pelas empresas licenciadas a partir do servidor central da HBS, via redes de dados (as redes de TV receberão todo o conteúdo dos jogos via satélite). Tudo isso deve gerar um delay (atraso) de cinco minutos até que o assinante destes serviços tenham os conteúdos em seus receptores.
Globo.com
Entre as empresas de nova mídia que adiquiriram o evento da Fifa estão a Telefónica S.A, a sul-coreana Daum Communications Corp., a norte-americana Univision e a brasileira Globo.com. A Globo.com promete anunciar em breve as novidades do seu portal para a Copa do Mundo ? o site já está no ar, mas de acordo o diretor de marketing da empresa, Frederico Monteiro, haverá muitas novidades no site definitivo da Copa, onde poderão ser vistos vídeos de todos os jogos. ?Nunca o mercado viu nada igual ao que teremos?, adianta. O Grupo Globo também adquiriu os direitos da Copa para conteúdo no celular, que serão também trabalhados pela Globo.com.