UIT aprova em Dubai padrão de inspeção de pacotes de rede

Embora cercada de controvérsia, a Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) em Dubai já começa a apresentar seus primeiros frutos. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) apresentou nesta quinta-feira, 6, a aprovação do novo padrão de inspeção profunda de pacotes de rede (DPI, na sigla em inglês), que deverá permitir a provedores gerenciar o tráfego de rede "de maneira mais eficiente, aumentando a qualidade de serviço e experiência dos usuários". A entidade assegura que, apesar da visibilidade, os dados e seus remetentes/destinatários terão a privacidade garantida.

Notícias relacionadas
No argumento da UIT, com essa padronização, os provedores de serviço de Internet (ISP) podem analisar o tráfego de pacotes e, assim, otimizar os custos e investimentos em demanda de infraestrutura de rede, caso necessário. A entidade afirma que durante a assembleia de padronização das telecomunicações mundiais (WTSA), também realizada em Dubai, em novembro, foram "resolvidas algumas preocupações sobre a manutenção da privacidade após se notar que o padrão lida com a identificação da aplicação utilizada, em vez de inspecionar o conteúdo dos usuários", de acordo com o comunicado. A UIT garante que as informações privadas não podem ser acessadas, além de permitir medidas para assegurar a identidade anônima da correspondência.

O padrão, chamado de ITU-T Y.2770, foi produto do Grupo de Trabalho 13 e menciona redes futuras, incluindo banda larga móvel e redes de próxima geração (NGN). O estudo permitirá o gerenciamento por aplicação de redes, dando aos provedores de serviços de Internet dados mais precisos para lidar com a grande demanda de tráfego de aplicações, que constantemente mudam as portas de comunicação e protocolos – além de identificar mesmo com as versões baseadas em web dessas plataformas. Segundo a UIT, o padrão consegue identificar inequivocadamente e gerenciar as aplicações de rede por assinatura, protocolo e porta.

O ITU-T Y.2770 diz que "implementadores e usuários das técnicas descritas devem atender a todas as leis, regulamentações e políticas nacionais e regionais aplicáveis". O padrão ainda se refere a trabalhos complementares de arquiteturas de gerenciamento inteligente de tráfego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!