Site da UIT sofre ataque e interrompe encontro em Dubai

Durante a tarde da quarta-feira, 5, o site da União Internacional de Telecomunicações (UIT) passou por problemas, apresentando links que não funcionavam. Nesta quinta-feira, a UIT revelou que vários dos serviços online, particularmente relacionados a seções de publicações de documentos da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) em Dubai, ficaram fora do ar, inclusive interrompendo um encontro do Grupo de Trabalho 1 do Comitê 5. Em comunicado, a entidade afirma que o ocorrido "reforça a importância da cibersegurança", embora apenas mencione que "alguns grupos hackers têm reclamado a autoria".

"Como medida de contingência, o tráfego de rede foi redirecionado para um site backup hospedado em outra região geográfica", afirmou a entidade. O problema permaneceu por pelo menos duas horas, segundo a UIT, e acabou impedindo o acesso à informação justamente no canal de comunicação oficial da WCIT-12. "Alguns delegados ficaram frustrados por não conseguir acesso a alguns dos documentos de trabalho online que estavam sendo considerados nas reuniões".

O secretário-geral da UIT, Dr. Hamadoun Touré, disse que as ameaças online contra a conferência em Dubai ferem os princípios de liberdade de expressão e que o "acesso irrestrito a informação", como colocou o texto da entidade, tem sido "difícil de defender". Apesar do ataque ter sido bem sucedido em atrapalhar um encontro na conferência em Dubai, Touré afirma que é "irônico" que os protestos a favor de uma Internet livre prejudiquem justamente os que estão tentando ter acesso às informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.