HP se divide para focar em negócios corporativos e consumidor final

A HP confirmou nesta segunda-feira, 6, por meio de um comunicado ao mercado, que será dividida em duas: uma, chamada HP Inc, focada em usuários finais, com os negócios de PCs, tablets e impressoras; e outra para equipamentos de data centers e serviços corporativos, que assumirá o nome de Hewlett-Packard Enterprise. A ideia é melhorar o desempenho financeiro, com as duas companhias resultantes com capital aberto e com mais de US$ 50 bilhões de receita anual cada.

Notícias relacionadas
A transação está sujeita a aprovações da mesa de diretores da própria HP. Com a cisão, a atual CEO Meg Whitman será chairman da HP Inc e CEO da Hewlett-Packard Enterprise, enquanto Dion Weisler, atual vice-presidente executivo da área de impressoras e sistemas pessoais da empresa, será presidente e CEO da HP Inc. Segundo Meg Whitman, a decisão de separar as empresas "vai proporcionar a cada nova companhia independência, foco, recursos financeiros e flexibilidade que elas precisam para se adaptarem rapidamente ao mercado e às dinâmicas dos consumidores, enquanto gera valor de longo prazo para os acionistas". Ambas as companhias serão capitalizadas e deverão receber notas de crédito de investimento e estrutura "otimizada para refletir suas oportunidades de crescimento distintas e seus perfis de fluxo de caixa".

No comunicado, Dion Weisler afirma que o momento é decisivo para lidar com "forças de trabalho que são mais móveis", e cita foco em mercado de impressão 3D e "novas experiências de computação – inventando tecnologia que capacite pessoas a criar, interagir e inspirar como nunca antes". O comunicado não cita em momento algum uma nova tentativa da empresa em ingressar no mercado de smartphones – a mobilidade a que se referem provavelmente está mais ligada à linha de tablets e notebooks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!