A Gradiente Telecom planeja lançar em 2006 um celular orientado a crianças na faixa de seis a sete anos, com sistema de localização e apenas seis teclas. O produto deveria ser lançado neste Dia das Crianças, mas uma série de impedimentos frustrou os planos da fabricante. Desenvolvimento de aplicativos, parcerias, confirmação do interesse das operadoras e empacotamento de tudo isto foram os principais obstáculos.
O gerente geral de negócios da Gradiente, Lúcio Di Domenico, diz que já tem acordo firmado com uma operadora e parceria com uma empresa de aplicativos. Uma saída para alavancar esse tipo de produto no País, disse Domenico, é adaptá-lo para outros mercados verticais: motoboys, taxistas, frotas e até seguradoras, com a inclusão de um botão do pânico. O segmento corporativo mais o infantil formam um público-alvo de 3 milhões a 4 milhões de pessoas em São Paulo, onde será o lançamento incial. A faixa de preço será determinada pela operadora. Mas, modelo semelhante da norte-americana Firefly custa US$ 89, nos EUA.
Antipirataria
Outra iniciativa da fabricante será o oferecimento de downloads de músicas diretamente para o celular por meio do seu site de MP3: i-get. Antes, porém, a Gradiente desenvolve uma solução que impedirá a duplicação de músicas baixadas do site pelo usuário. No próximo ano, os telefones da marca serão lançados com esta função antipirataria.