Governo brasileiro solicitou dados de 385 usuários do Yahoo

O Yahoo, uma das empresas de Internet acusadas de colaborar estreitamente com o programa de espionagem da agência nacional de segurança dos Estados Unidos (NSA), divulgou nesta sexta-feira, 6, por meio de seu blog oficial, seu primeiro relatório de transparência, que traz dados sobre pedidos feitos por governos ou agências oficiais entre janeiro e junho deste ano.

Notícias relacionadas
De acordo com o documento, o governo dos EUA fez 12,4 mil pedidos de informações, além de solicitações de dados de mais de 40 mil contas nos primeiro semestre. Do total, 37% foram atendidos com base na lei, segundo a empresa. Na sequência aparece a Alemanha, com aproximadamente 4,3 mil solicitações e mais 5,3 mil pedidos de usuários; a Itália, com 2,6 mil e cerca de 3 mil usuários; e Taiwan, com 1,9 mil demandas e 2,6 mil usuários. O governo brasileiro aparece em 11º lugar, com 308 solicitações de informações (com 18% foram atendidas) ao Yahoo, além de pedidos de dados de 385 usuários.

A companhia ainda ressaltou no post do blog que estes pedidos representam menos de um centésimo de um por cento (0,01%) de sua base de usuários em todo o mundo e que vai atualizar seu relatório de transparência a cada seis meses.

"Nosso departamento jurídico exige que as solicitações de dados do governo sejam feitas por meios legais e para fins legais", afirmou Ron Bell, conselheiro geral do Yahoo, no comunicado. "Somos contra solicitações indevidas de dados dos usuários, incluindo a luta contra as solicitações que não são claras, impróprias ou ilegais", completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!