Publicidade
Início Newsletter Telecom Infra Project inclui open roaming em iniciativa de WiFi aberto

Telecom Infra Project inclui open roaming em iniciativa de WiFi aberto

Com lançamento marcado para semana que vem, a iniciativa de redes WiFi abertas e desagregadas (OpenWiFi) do Telecom Infra Project (TIP) adotará o padrão de roaming aberto (open roaming) promovido pela Wireless Broadband Alliance (WBA).

A abordagem propõe um modelo no qual usuários façam roaming com segurança entre redes WiFi sem a necessidade de logins, registros ou senhas, criando uma espécie de rede única do serviço. Proposto no ano passado, o modelo conta com apoio de grandes empresas como AT&T, Boingo, Cisco, Commscope, Google e Samsung.

Já o OpenWiFi é o próximo passo do TIP, consórcio liderado pelo Facebook para a busca de soluções mais acessíveis de inclusão digital. O projeto pretende alavancar o desenvolvimento de código aberto e testes para permitir serviços de WiFi com pontos de acesso, controladores de nuvem e ferramentas de análise de diferentes fornecedores – a exemplo do que é realizado com as redes de acesso no Open RAN.

Notícias relacionadas

“O OpenRoaming é um forte complemento para o OpenWiFi, uma vez que ambos os projetos são concebidos para remover barreiras à conectividade”, afirmou o CEO da WBA, Tiago Rodrigues, em comunicado. O lançamento oficial da iniciativa OpenWiFi do TIP ocorrerá na próxima quarta-feira, 12.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile