Desagregação de WiFi e redes de transporte também está no roteiro de teles

Foto: Pixabay

Além da abordagem aberta e desagregada para redes de acesso (o chamado OpenRAN), a adoção de um modelo que permita diferentes fornecedores de hardware e software também está ganhando força em áreas como redes de transporte e WiFi.

Durante evento promovido pelo Telecom Infra Project (TIP) nesta terça-feira, 20, avanços dos grupos de trabalho para as duas áreas foram citados por teles parceiras do consórcio liderado pelo Facebook – inclusive com empresas brasileiras envolvidas.

Diretor de evolução tecnológica da rede da Claro, Luiz Bourdot afirmou esperar que o chamado "OpenWiFi" resolva problemas enfrentados pelas teles na gestão de redes de WiFi. Segundo ele, ainda que neste mercado a abordagem de fornecedores não seja tão "monolítica" quanto nas redes de acesso, a fragmentação da cadeia seria um desafio.

Notícias relacionadas

"Por isso, a iniciativa do TIP para WiFi é muito importante. Não só pela desagregação, mas para desenvolver inteligência nos controladores e na cloud e assim conseguirmos entender os problemas que acontecem na rede e poder atuar sobre eles, trazendo novos modelos de operação", sinalizou.

DCSG

Durante o evento da TIP, a tecnologia DCSG (Disaggregated Cell Site Gateways) para redes de transporte também foi destacada. Diretora de tecnologia e informação da Telefónica Hispam, Andrea Folgueras notou que depois das primeiras implementações comerciais com o recurso na Alemanha e no Equador, o Peru será o próximo país a ter a opção absorvida.

No Brasil, o tema está há algum tempo mobilizando esforços na TIM. "O DCSG já é realidade. No cenário global temos fornecedores acelerando roadmap, operadoras testando e deployments comerciais. O modelo é replicável e agora queremos usar esse mesmo formato para wireless backhaul", afirmou o especialista em tecnologia da TIM, João Gabriel Aleixo.

Segundo Aleixo, a opção desagregada para redes de transporte será inclusive testada no Open Field, lançado pela TIM e TIP no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Como anunciado, espaço reunirá uma série de fornecedores para testes de OpenRAN.

Em breve participação no evento desta terça-feira, o diretor-executivo de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que inclusive outras operadoras são bem vindas para experimentação no espaço. Segundo ele, o trabalho no laboratório deve começar com RAN aberto para 3G e 4G, mas deve evoluir para 5G assim que possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!