Países menos desenvolvidos continuam distantes em conectividade, aponta UIT

Smartphone quebrado em meio a pedras. Foto: Pixabay

Apesar de avanço na conectividade global com a expansão da banda larga, a desigualdade entre países ricos e os menos desenvolvidos continua presente ao longo de uma década. Os dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT) foram divulgados no domingo, 5, no estudo "Facts and Figures", e contemplam 46 países – 33 na África, 12 na Ásia/Pacífico e apenas um nas Américas (Haiti). E enquanto o celular continua sendo o meio principal, a penetração da Internet fixa continua abaixo dos 2%.

Cerca de 407 milhões de pessoas nos países menos desenvolvidos utilizavam a Internet em 2022. Outros 720 milhões de habitantes ainda offline, ou 27% de todos os desconectados no mundo – isso apesar de esse grupo de nações só representar 14% da população global. A cobertura de rede 3G ou superior atinge 83% nesses países, contra 95% da média no mundo.

Taxa de crescimento de uso da Internet: mundo (em azul escuro) versus países menos desenvolvidos (azul claro). Fonte: UIT
Notícias relacionadas

Considerando a banda larga móvel, o crescimento médio anual nesses países menos desenvolvidos foi de 37%, saindo de quase nada (1,3% em 2011) para 42% em 2022. Mas há diferenças mesmo nesse grupo: na África, a penetração é de menos de 30%, enquanto países mais pobres da Ásia/Pacífico detêm 65%. Há contudo o desafio do preço: apenas dois países chegaram à meta de oferecer a conexão móvel por menos de 2% do PIB per capita. Outros 16 têm acima de 5%, enquanto há casos de até 24%. 

O problema mais grave é na banda larga fixa, que continua sendo incipiente: 1,6% em 2022. "As redes de banda larga fixa não estão disponíveis em várias partes dos países menos desenvolvidos, especialmente em áreas rurais, e onde estão disponíveis, em geral são proibitivamente caras", descreve o estudo. Ainda assim, a UIT coloca que o preço médio da banda larga fixa chegou a 17% do PIB per capita.

Se a infraestrutura ainda é deficiente, o projeto de oferecer conectividade significativa é algo que a UIT afirma "continuar um prospecto distante" para essas regiões mais pobres. "Mesmo muitos dos que podem acessar não o fazem por causa das barreiras como informação, habilidades e custos." 

Gênero

Considerando o recorte de pessoas que usam a Internet, a parcela dessas nações mais pobres aumentou no período, saindo de 27% para 30%. Mas houve uma desaceleração no crescimento de uso de Intrnet nesse grupo, ficando entre 13 a 17% no período de 2019 a 2022, contra taxas de 23 a 39% entre 2011 e 2018. Mesmo durante a pandemia, afirma a UIT, não houve o mesmo ritmo do observado em países desenvolvidos, os quais viram crescimento de até o dobro entre 2020 e 2021.

Ainda dentro desse cenário, o crescimento no uso da Internet não mudou a disparidade de gênero. Em 2022, 43% dos homens nesses países estavam conectados, contra 28% em 2019. São 13 pontos percentuais a mais do que mulheres – ou seja, apesar de atualmente haver 30% de usuárias, a disparidade continuou a mesma em relação a 2019, quando a base era de 17%.

O estudo completo pode ser baixado clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!