Uso da rede da Net está limitado à Embratel

A Net Serviços promoveu nesta segunda, dia 6, a apresentação de seus resultados de 2006 para analistas de investimento. Um ponto chamou a atenção dos analistas: o fato de a empresa ter colocado a Embratel como única parceira usuária das suas redes. Pode parecer uma afirmação óbvia, já que a Embratel e a Net Serviços têm como acionista comum a Telmex. Mas é uma afirmação que contrasta com o que a própria Net declarou logo que a Telmex adquiriu ações da Globo na empresa e se tornou acionista estrágico da companhia. Na ocasião, os executivos diziam que a operadora, se fosse fazer parcerias com empresas de telecom, o faria em condições isonômicas, no interesse da própria Net. Perguntado nesta segunda por uma analista de investimento se a Net teria a intenção de negociar a sua rede com outros operadoras de telecomunicações, Leonardo Pereira, diretor financeiro da companhia, foi claro: "O plano é alugar a capacidade excedente (da rede) para a Embratel".
Pereira não se alongou no assunto nem deu maiores detalhes. Mas, naturalmente, se houver pressões de mercado ou regulatórias, a Net terá que avaliar sua posição, até porque o unbundling é compulsório. De qualquer maneira, a frase, como colocada, mostra que a empresa está fortemente comprometida com a estratégia de seu acionista, e só com ela.
A Net ainda não tem a data de lançamento do serviço de voz com a Embratel. Diz apenas estar "nos finalmente". Sabe-se que, em relação ao plano original, que previa alugar apenas a rede e a infra-estrutura de administração, algumas mudanças podem surgir. Por exemplo, a Net participar do negócio de voz com a sua marca, como aliás sugeriu o diretor financeiro da empresa na conferência: "a companhia segue com o plano de lançar serviço de voz em 2006 junto com a Embratel".

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Os analistas também tentaram entender a estratégia da Net Serviços para banda larga e fizeram questão de saber das promoções no setor, que alavancaram as vendas do Vírtua no final de 2005. Francisco Valim, presidente da operadora, afirmou que o produto Vírtua Megaflash, que elevou o patamar de acesso banda larga a R$ 79,90 por 2 Mbps e daí por diante, não é uma promoção. "Esse é o nosso produto, é o nosso preço. Não é algo temporário".

Digital

A Net Serviços não abre o número de assinantes digitais, "por uma questão estratégica". Afirma apenas manter o compromisso de ter 100 mil assinantes digitais ao final do ano.

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