Autorizadas ganham espaço na telefonia fixa

Aos poucos, as concessionárias de telefonia fixa começam a enfrentar competição mais efetiva por parte das autorizadas de STFC. Isso é o que fica numericamente constatado pelo Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009, publicação editada pela TELETIME que já está em circulação. Pelo levantamento feito pelo Atlas junto à Anatel e junto às próprias empresas autorizadas, são 5,75 milhões de assinantes de telefonia fixa no País sendo servidos por empresas competitivas de telefonia fixa. O Atlas levantou que elas operam efetivamente (isso implica, pelos critérios adotados no levantamento, a oferta de numeração local) em 403 municípios, que concentram 104,5 milhões de pessoas e 69,5% do consumo nacional.
A penetração das empresas competitivas de telefonia fixa é superior a 5,5% sobre a população coberta. Ainda é pouco, mas estas operadoras vêm ganhando clientes a um ritmo elevado, e em regiões como Sudeste e Sul, o market-share das autorizadas já passa de 15%. Havia, ao final do terceiro trimestre de 2008, segundo a Anatel, 40.557.659 acessos fixos em serviço no País, entre concessionárias e autorizadas. Pelos números, percebe-se que o crescimento das operadoras competitivas se deu mais em cima da base das concessionárias do que na conquista de novos assinantes, uma vez que o número de assinantes total manteve-se quase igual em relação a 2007, com um crescimento de cerca de 3%. A teledensidade média do Brasil (acessos em serviço por 100 habitantes) teve um crescimento tímido, fechando outubro de 2008 em 21,65%, pouco mais de um ponto percentual a mais que no mesmo período de 2007. Por outro lado, é a primeira vez que a teledensidade aumenta nos últimos quatro anos, segundo o acompanhamento feito pelo Atlas Brasileiro de Telecomunicações.
A análise do Atlas Brasileiro de Telecomunicações sobre o mercado de telefonia fixa e alguns dos mapas e gráficos disponíveis na publicação podem ser encontrados no site TELETIME. O Atlas está disponível para compra pelo email assine@teletime.com.br ou pelo telefone (11) 3138-4621.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!