O Centro Empresarial de São Paulo está renovando seu sistema de telefonia. Com investimentos de R$ 3,4 milhões substitui mais de 3,4 mil aparelhos telefônicos digitais – usados pelas empresas instaladas no complexo ? além de implantar um gerador de energia que funcionará exclusivamente para o sistema central de telecomunicações.
Renato Marquart, chefe de recursos de voz da Austacem (Associação dos Usuários do Sistema de Telecomunicações e Afins do Centro Empresarial de São Paulo), explica que a partir deste mês, novos aparelhos digitais Siemens passam a substituir gradativamente os modelos anteriores da mesma marca em uso nas empresas do condomínio.
Com previsão de conclusão no fim deste ano, a meta é atualizar 81% do parque de telefones digitais. Os demais ramais digitais serão modernizados em 2007 com a compra de um novo lote. O Centro Empresarial de São Paulo estima, com este trabalho, reduzir em 95% as ocorrências de manutenção neste modelo de aparelho. Atualmente o empreendimento conta com aproximadamente 11 mil ramais. Deste total, 38% são digitais e 62% analógicos, sendo que estes últimos foram substituídos por modelos novos em 2004.
Testes de telefonia IP
Hoje o Centro Empresarial conta com o sistema de telefonia HiPath Siemens com serviços de 0800, PABX virtual, videoconferência e comutação de pacotes, entre outros. Segundo Marquart, a Austacem está testando um sistema de telefonia IP, mas sua implantação dependerá da demanda das empresas do Centro Empresarial e queda de custos. ?O custo dos telefones IP e da adaptação da infra-estrutura – preparação de cabeamento e implantação de switches – para receber o sistema ainda é muito elevado?, diz o executivo.