MMDS quer demonstrar sua utilidade na inclusão digital

Nas vésperas do dia de Natal, no final do ano passado, o Ministério das Comunicações assinou com as empresas ITSA (controladora das operadoras Mais TV de televisão por assinatura por MMDS) e o grupo Abril um contrato para a realização de um experimento de inclusão digital por dois anos em Belo Horizonte e Brasília. O resultado do convênio será o oferecimento de Internet em banda larga, VoIP e Televisão por Assinatura em 25 escolas públicas e telecentros.
O sistema com alta capacidade de transmissão (75 Mbp/s) utilizará a tecnologia WiMAX nas frequências do MMDS licenciadas para a ITSA. De acordo com o padrão 802.16d determinado pelo IEE para o WiMAX, a tecnologia pode ser utilizada entre as faixas de freqüência de 2 GHz a 11 GHz (o MMDS opera em 2,5 GHz).
Além da tecnologia wireless de alta capacidade, a proposta incorpora o conteúdo pedagógico fornecido pelo grupo Abril: Revista Escola, Superinteressante, Almanaque Abril e Veja nas Escolas, além de canais educativos como a própria TV Escola do Ministério da Educação, Canal Futura e os canais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Notícias relacionadas

Vitrine

De acordo com Dilton Caldas, diretor geral de operações da ITSA, o projeto é uma vitrine para demonstrar ao governo a utilidade da plataforma do MMDS para a realização dos projetos de inclusão digital. ?Espera-se que o governo convide as operadoras do MMDS para participar das licitações que deverão promover a inclusão digital?, explicou Caldas.
Além da ITSA, também realizarão convênios semelhantes nas localidades onde operam, a TV Show, ACOM e TVA (totalizando cerca de 250 localidades). ?A idéia é ter em dois anos pelo menos 150 escolas atendidas por cada uma destas empresas para dar volume à experiência?, esclarece Dilton Caldas. O projeto completo deverá custar às empresas cerca de R$ 6 milhões. Os outros parceiros que participam do projeto são a Intel (integradora), Cisco e Aperto como fornecedoras de redes e equipamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!