Empresa de automação investe em monitoramento sem fio de ERBs

A empresas scale-up de automação Myio, que utiliza tecnologia sem fio com plataforma de IoT própria, passou a investir no monitoramento de Estações de Rádio Base (ERB) com o objetivo de mirar o setor de telecom.

A empresa diz que suas soluções podem ajudar a prevenir vida útil destes equipamentos por meio de monitoramento remoto, garantir uma transmissão e manter a cobertura do sinal nas regiões em que eles estão instalados. A Myio espera angariar até outubro de 2026 cerca de R$ 288 milhões em novos contratos.

A empresa afirma que suas soluções permitem monitorar temperatura, umidade, energia, checar bateria, alertar em caso de algum problema detectado, além de realizar o acionamento remoto (ligar/desligar) para equipamentos que estão dentro de gabinetes em locais públicos.

Notícias relacionadas

"A partir de nossa solução de monitoramento e automação de datacenters, criamos soluções que atendem as ERBs e também os gabinetes dos provedores de Internet e SLSs (street level solutions)", afirma João Paulo Couto, CEO da scale-up.

A principal fonte de receita da scale-up são de soluções de monitoramento remoto para escolas, mas atualmente enxerga um maior potencial no mercado de telecom, no qual já vem desenvolvendo projetos para monitorar baterias de lítio de mais de 7 mil sites em parceria com uma multinacional chinesa, Lotus ICT, da qual recebeu um aporte de R$ 1,25 milhão neste ano.

Segundo a Myio, nas escolas a automação ajuda a economizar energia e água através de dispositivos que detectam quando não existe presença nas salas de aula e desliga automaticamente os ar condicionados (grande vilão no consumo de energia) e que monitoram o consumo de água, detectando o real consumo e possíveis vazamentos. Os dispositivos se comunicam por radiofrequência em 2.4Hz através de um protocolo próprio criptografado e por rede mesh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!