Brasil Telecom aposta em IMS e fibra até o cliente

Independente da atual discussão da separação das redes (a exemplo da British Telecom, na Inglaterra, e Telecom Italia por imposição do órgão regulador), a estratégia da Brasil Telecom, segundo Dante Nardelli Junior, diretor de tecnologia e planejamento técnico da operadora, é a agregação de serviços. ?O usuário quer uma experiência única de um provedor de serviços?, disse o executivo. Entre as ofertas convergentes da companhia, ele destaca o Único, aparelho que funciona como telefone fixo e celular.
Durante apresentação na Futurecom 2006, Nardelli mostrou uma pesquisa que aponta que a margem de churn mundial decresce conforme as empresas vão convergindo ofertas. As operadoras que só oferecem voz, por exemplo, têm 3% de churn; contra 2,5% nas empresas que oferecem vídeo e dados; 1,8% para dados e voz, 2,3% para vídeo e voz; e menos de 1% em empresas que oferecem vídeo, dados e voz. Segundo o executivo, uma operação única traz redução de custos operacionais, atende a exigências do mercado e tem diferencial competitivo. ?Com a retração do STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) é necessário cada vez mais combinar serviços, e o assinante vê valor na oferta?, afirmou Nardelli.
Uma das apostas da Brasil Telecom para redes convergentes é a arquitetura IMS (IP Multimedia Subsystem) com a migração de infra-estruturas para a arquitetura IP, o que ainda não tem prazo definido para acontecer. Outra aposta é levar fibras ópticas na casa do cliente, tanto corporativo quanto doméstico. No início do ano a empresa vai lançar duas RFI (Request for Information): uma para a arquitetura IMS e outra para uma rede de óptica passiva. ?Vamos avaliar como está o mercado nos dois segmentos, ver o que os fornecedores podem oferecer e o nível de investimento requerido?, informou Nardelli. Segundo o executivo, os usuários requerem cada vez mais banda e com a fibra óptica será possível ampliar a oferta de serviços da operadora com internet, IPTV, voz, etc.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!