Anatel fará nova licitação de posições orbitais brasileiras ainda em 2014

O último leilão de posições orbitais para satélites brasileiros, realizado em maio pela Anatel, vendeu quatro posições satelitais com ágio médio de 213% e arrecadou R$ 153,15 milhões. A Hispasat arrematou uma posição; a SES, duas; e a Eutelsat, uma. Operadores como StarOne e Hughes, que já operam no Brasil, acabaram não levando nenhuma posição, assim como as novas entrantes internacionais Inmarsat e a estatal de Abu Dhabi Yahsat, que chegaram a apresentar propostas, mas desistiram por considerar que os lances chegaram a valores maiores do que estavam preparados para pagar.

Notícias relacionadas
Diante deste cenário com novos interessados no mercado brasileiro, e que já têm satélites planejados para 2016 com cobertura no Brasil em banda Ka, como é o caso da Inmarsat e da Yahsat, a Anatel pretende fazer com que esses satélites ocupem posições brasileiras. "Essas empresas já têm satélites planejados para cobrir o Brasil de qualquer maneira e tanto melhor se operarem eles daqui, como satélites em posições brasileiras", comenta o vice-presidente e conselheiro da Anatel, Jarbas José Valente.

"Vamos aproveitar o mesmo edital de licitação de maio já aprovado pelo Tribunal de Contas da União, que tem validade de um ano, para acelerar o processo. Assim que o último lote de maio for assinado pela Eutelsat agora em 24 de fevereiro e isso for publicado, a agência está liberada para dar andamento na nova licitação", conta.

Uma vez concluído oficialmente o leilão de maio, a área técnica da Anatel deve apresentar a proposta de licitação para o Conselho Diretor da agência e, na sequência, iniciar o novo processo licitatório. "Queremos fazer isso logo, antes mesmo das eleições para aproveitar essa janela de oportunidade. Ainda temos cinco posições de bandas planejadas e cinco de bandas não planejadas para vender e acredito que as posições vão interessar a mais de um novo operador internacional", analisa Valente, prevendo competição entre elas.

O conselheiro participou nesta sexta, 5, do último dia do Congresso Latino-Americano de Satélites, promovido pela Converge Comunicações, que edita este noticiário, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!