Após as novas denúncias de espionagem por parte do governo norte-americano, o esperado encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, finalmente aconteceu nesta quinta-feira, 5. O fato foi confirmado pelo Palácio do Planalto, que afirmou pelo Twitter do Blog do Planalto que a reunião aconteceu logo após a abertura da oitava cúpula do G20, na Rússia. O governo norte-americano confirmou o encontro, embora também não tenha revelado detalhes do conteúdo da conversa.
O vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da presidência dos EUA, Ben Rhodes, já havia afirmado que Obama iria buscar amenizar a questão, fazendo com que "os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos".
No último domingo, 1º, reportagem do Fantástico, da TV Globo, revelou que a agência nacional de segurança norte-americana (NSA) teria quebrado o sigilo das comunicações de e-mail, SMS, chamadas por telefones e até mesmo navegação na Internet da presidenta e de seus assessores diretos. Dilma convocou reuniões de emergência com ministros no início da semana para discutir o assunto.
O episódio estaria causando mal-estar na relação com os Estados Unidos: na quarta-feira, 4, o Planalto cancelou a ida a Washington de uma equipe do governo brasileiro que iria fazer os preparativos para uma visita da presidenta aos EUA em outubro.
Com informações da Agência Brasil.